Nissan: Novos pontos de carregamento para promover o eléctrico Leaf
A Nissan divulgou ontem que irá expandir sua infraestrutura europeia de carregamento rápido em 20% nos próximos 18 meses. O construtor prevê adicionar 1.000 pontos de carregamento aos 4.600 já existentes como forma de promover as vendas da 2ª geração do Nissan Leaf.
O novo Nissan Leaf apresenta uma autonomia de 378 km de acordo com homologações NEDC, mais 128 km que o seu antecessor, que ficou em segundo lugar, atrás do Renault Zoe, relativamente às vendas europeias de veículos eléctricos durante a primeira metade do ano.
“Temos pelo menos um avanço de 10 anos relativamente aos nossos rivais mais próximos,” afirmou Paul Willcox, Presidente da Nissan Europe.
Carregamento Rápido
O tempo de carregamento das baterias de veículos eléctricos é uma variável determinante, tanto nas decisões do consumidor, como no futuro do segmento. A Nissan irá disponibilizar a partir do próximo ano um novo carregador de 7 kW que permitirá recarregar a bateria do Nissan Leaf em 5,5 horas. Actualmente demora 16 horas a carregar a bateria de 40 kW com um carregador residencial convencional de 3 kW, ou 6 horas com um de 6 kW.
A Nissan também anunciou que comercializará um carregador de 22 kW destinado principalmente ao mercado empresarial que reduzirá o tempo de carregamento para apenas 2 horas. Também poderá ser adquirido por consumidores privados.
Recorrendo ao standard de carregamento rápido CHAdeMO, a Nissan afirmou já ter investido 50 milhões de Euros na construção da rede de carregamento mais extensa da Europa. A empresa japonesa não revelou quanto mais irá investir para adicionar os 1.000 novos pontos de carregamento rápido. No entanto declarou estar a cooperar com os seus parceiros, desde empresas a municípios, para garantir a máxima conveniência aos condutores, instalando pontos de acesso em auto-estradas, vilas e cidades europeias.
Armazenamento Energético – xStorage
Nos próximos 10 anos a Nissan espera mudar a forma como pessoas pagam e acedem à energia necessária para mover os seus veículos eléctricos. Desenvolveu o xStorage, um sistema residencial de armazenamento de energia. Através do xStorage os consumidores podem carregar o seu veículo eléctrico directamente através de uma wall box instalada na sua residência. O sistema inclui uma bateria que permite armazenar energia obtida através de painéis solares, conferindo aos clientes a hipótese de gerir custos e gerar a sua própria energia de forma ecológica. Segundo estimativas da Nissan, um utilizador do sistema xStorage poderá facturar uma média de 400 Euros anuais vendendo energia excedentária de volta à rede energética pública.
O xStorage foi desenvolvido em parceria com a empresa de gestão de energia Eaton. A Nissan espera vender 100.000 unidades na Europa até 2020.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários