Nissan Leaf 4×4 é protótipo que antecipa o que será a unidade motriz do Ariya
O AUTOMAIS esteve com a Nissan no Salão de Tóquio par assistir ao lançamento do novo SUV elétrico da casa japonesa. Já lhe contámos tudo sobre o Ariya, mas ficou a faltar o ensaio ao modelo, debaixo da forma de um Leaf.
A Nissan convidou um grupo de jornalistas de todo o mundo – com Portugal a ser representado, em exclusivo, pelo AUTOSPORT/AUTOMAIS – que dividiu em dois outros grupos, tendo Portugal ficado no segundo grupo. O que nos condenou a visitar em primeiro lugar o museu da Nissan e conhecer o futuro da casa japonesa nos primeiros dias.
O mau tempo que se abateu sobre o Japão, principalmente no final da semana, acabou por anular o teste previsto ao protótipo feito com base no Leaf e+. Um modelo com cavas das rodas alargadas, dois motores elétricos, um em cada eixo (o que lhe dá a tração integral) e tecnologia que será aplicada no Ariya e nos futuros modelos da Nissan.
Futuros modelos dos quais não lhe posso contar absolutamente nada. E sobre o protótipo do Leaf e+ que tinha a base do Ariya para experimentar, também não lhe consigo dizer nada. Quer dizer, posso dizer-lhe que o carro tem 308 CV e um binário de 680 Nm, sem que a Nissan tenha revelado as performances.
Quanto ao chassis e ao comportamento, volto a dizer-lhe que não foi possível andar com o carro. Mas posso dizer-lhe que há um novo controlo independente da potência e da travagem em cada roda, há novas definições do chassis para reforçar o conforto, a segurança e a capacidade de lidar com maior potência. O interior visto no protótipo Ariya mostra o novo sistema de info entretenimento e painel de instrumentos, que cinta com um ecrã de 12,3 polegadas onde se pode ver em tempo real a evolução dos diferentes parâmetros dos motores elétricos e da transmissão.
Posso dizer-lhe que a Nissan não vai muscular mais o Leaf e que será o segundo modelo elétrico da marca, o Ariya que vai assumir a liderança da gama elétrica da Nissan. Olhe muito bem para o protótipo do Ariya. Olhe mesmo muito bem, pois dele vai nascer uma gama que já está desenhada. Infelizmente, não lhe posso contar nada, mas asseguro lhe que o futuro da Nissan… é brilhante.
0 comentários