Nissan GT-R faz 50 anos
O ano de 2019 marca o 50º aniversário de um dos carros mais
famosos, mas também mais misteriosos do mercado: Nissan GT-R.
Nissan GT-R, Nissan, AutomaisA festa de aniversário será em breve no Nismo Festival, juntamente com a celebração da família Z. Tudo começou em 1969 quando a Datsun, agora Nissan, introduziu o primeiro Skyline GT-R, mas apenas para o mercado japonês. Até março de 1971, passou a oferecer o carro com duas portas (até aí só existia em 4 portas). O GT-R estava equipado com um motor de 2.0 litros com duplo veio de excêntricos à cabeça com seis cilindros. O bloco S20 debitava 160 CV às 7000 rpm e 176 Nm às 5600 rpm e o carro tinha tração traseira e caixa manual de cinco velocidades. Tinha diferencial autoblocante.
Em 1973, a Nissan introduziu a segunda geração do Skyline GT-R, exatamente com as mesmas características do anterior modelo. Desta geração, foram produzidos 197 exemplares devido à falta de procura por carros desportivos num âmbito de crise global. Por via disso, o Skyline GT-R esteve ausente do mercado entre 1973 e 1989.
A terceira geração nasceu debaixo de outros pressupostos e
com uma imagem desportiva diferente e apontada à competição. O R32 foi
desenhado para o Grupo A e estreou o mítico motor RB26DETT, um bloco de seis
cilindros com 2.6 litros duplo turbo, reclamando 276 CV às 6800 rpm e 353 Nm às
4400 rpm. O sucesso do R32 deu asas ao Skyline GT-R, cujo modelo R33 em 1995.
Foi vendido em duas e quatro portas e deu origem a múltiplas versões, entre
elas a altamente procura e rara 400R, feita em apenas 44 unidades para todo o
mundo.
A quinta geração do GT-R, o R34, nasceu em 1999, mantendo o motor
RB26, mas com uma enorme melhoria em termos mecânicos e técnicos.
Quando a produção do R34 acabou, a Nissan decidiu separar a
família Skyline do GT-R e em 2008, foi lançado o R35 GT-R, o mesmo que ainda
hoje está a ser vendido coim atualizações quase anuais, em termos mecânicos e tecnológicos.
E no início deste ano, a Nissan lançou uma versão do GT-R 50th Anniversary Edition.
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