Honda e a Nissan anunciaram planos para uma fusão
Nissan Juke N-Design disponível em Portugal, a partir de 26.200 euros

Nissan está a trabalhar para evitar colisões em cruzamentos… e não só

By on 19 Junho, 2023

A indústria automóvel acelera cada vez mais o seu desenvolvimento e há muito está ‘sempre’ a trabalhar com parceiros especializados, especialmente no que à segurança diz respeito. A Nissan é um bom exemplo, e está a usar a tecnologia Lidar (ndr, Light Detection and Ranging – detecção de luz e alcance – uma tecnologia de sensor que pode criar um mapa do ambiente à sua volta e estes mapas são fundamentais para as funcionalidades de condução autónoma) para testar um novo sistema de prevenção de colisões, pois este tipo de sensores estão a abrir portas a novos modos de deteção de objectos de tráfego.

A Nissan está a trabalhar num novo sistema anticolisão que consegue detetar veículos que se aproximam lateralmente nos cruzamentos e travar automaticamente.

Caso tenham sucesso, resolvem, pelo menos parcialmente, um dos tipos de acidentes mais graves, a colisão lateral num cruzamento, em que os carros acertam na parte dos veículos que embatem, a lateral.

A Nissan está a trabalhar para evitar colisões em cruzamentos, utilizando o Lidar para localizar a localização de um objeto, a sua velocidade e o risco potencial de impacto, acionando automaticamente os travões se detetar um objeto a aproximar-se de qualquer direção: “Estamos no bom caminho para desenvolver tecnologia de prevenção de colisões utilizando a tecnologia lidar da próxima geração em meados da década de 2020”, afirmou o Vice-Presidente Sénior Takao Asami, responsável pela Divisão de Investigação e Engenharia Avançada da Nissan.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)