NASCE O PIRELLI P ZERO TROFEO RS: O PNEU MAIS DESPORTIVO DA GAMA PARA CARROS DE ESTRADA
Projetado como equipamento original para supercarros para oferecer elevados níveis de desempenho nos circuitos e segurança na estrada;
A Pirelli apresenta o P Zero Trofeo RS: a versão mais recente do pneu semi-slick projetado para fabricantes de automóveis de alta performance, com o objetivo de destacar as características únicas e o desempenho dos seus modelos mais desportivos. A Pagani Automobili foi a primeira a solicitar uma versão específica do novo pneu para o Utopia, o seu mais recente Hipercarro.
O novo pneu nasceu como uma evolução técnica do P Zero Trofeo R e destaca-se pela sua posição no mercado. O P Zero Trofeo R foi originalmente projetado como um pneu de reposição para melhorar o desempenho nos circuitos, enquanto o P Zero Trofeo RS é principalmente destinado para equipamento original, oferecendo aos fabricantes a oportunidade de fornecer carros já preparados para uma experiência de condução desportiva.
Esta nova geração de pneus Pirelli semi-slick oferece ainda um melhor desempenho em seco e níveis extra de consistência. Nas situações em que o pneu for utilizado de forma mais intensa, o desempenho é mantido durante um maior período de tempo, permitindo velocidades superiores e mais segurança ao longo das várias sessões na pista: um resultado obtido graças à vasta experiência da Pirelli nas principais categorias do automobilismo.
Os materiais utilizados, especialmente no composto da banda de rodagem, são o resultado máximo desse know-how, e permitem que o pneu esteja apto para uma utilização em estrada e em pistas amadoras. Como este pneu é um equipamento original para hipercarros e supercarros homologados para estrada, os engenheiros da Pirelli também se focaram na segurança em condições de molhado.
UM PNEU COM TECNOLOGIAS À MEDIDA
O departamento de Investigação e Desenvolvimento da Pirelli conseguiu aplicar uma série de tecnologias inovadoras no P Zero Trofeo RS, desenvolvido graças ao envolvimento da empresa nas mais importantes provas de automobilismo. Estas estão disponíveis num portfólio colocado à disposição dos fabricantes, para que possam atingir as metas definidas para cada modelo específico.
Um bom exemplo dessas tecnologias é o Multi-compound Tread, que permite que os pneus sejam personalizados de modo a complementarem as características individuais de uma determinada viatura, combinando-as com as diferentes bandas de rodagem do catálogo Prestige da Pirelli. Para o Pagani Utopia, foram solicitados pneus P Zero Trofeo RS capazes de elevar o desempenho de condução em situações extremas, e pneus P Zero Corsa que não comprometessem o equilíbrio do
carro ou a sensação única de condução. Essa missão foi cumprida essencialmente graças aos compostos selecionados. Para os pneus traseiros em particular, os compostos mais focados no desempenho foram escolhidos para oferecer velocidade e segurança durante os track days, e facilidade de prever o comportamento do veículo em estrada.
Outra inovação que os engenheiros da Pirelli tiveram à sua disposição foi o Virtual Geometry Development, que lhes permitiu avaliar um grande número de diferentes perfis e áreas de contacto, através da modelagem virtual, com o objetivo de definir a reposta dos pneus às reações dos condutores com a máxima precisão.
Este processo de desenvolvimento virtual foi utilizado extensivamente para o Pagani Utopia, antes que os primeiros protótipos físicos fossem colocados na pista. Foi também dedicado muito trabalho à área de contacto do pneu, em particular, para oferecer o máximo de aderência e controlo.
O novo Pirelli P Zero Trofeo RS já está disponível para os carros que o utilizam como equipamento original e, no futuro, uma ampla gama de pneus de reposição estará também à disposição dos consumidores. O P Zero Trofeo R permanecerá disponível numa seleção específica de tamanhos.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários