MX-30 EV, CX-60 PHEV e Mazda2 Hybrid: as três apostas para o ECAR Show
No próximo fim de semana a FIL recebe o ECAR Show, Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, que vai para a sua quinta edição. Tal como nas últimas edições, irão marcar presença os mais variados tipos de veículos sustentáveis, desde automóveis elétricos, híbridos, plug-in e híbridos, bem como bicicletas, trotinetes e motos. E a Mazda não faltou à chamada levando três propostas para que os visitantes possam espreitar.
O ECAR Show é uma oportunidade única para ver as novidades do setor automóvel, cada vez mais focado na eletrificação e na sustentabilidade. Assim, os potenciais clientes poderão ver o que a nova mobilidade tem para dar e a Mazda fez questão de estar presente para mostrar três modelos enquadrados na mobilidade elétrica ou eletrificada.
O 100% eléctrico MX-30 e-Skyactiv EV, o novo CX-60 e-Skyactiv PHEV e o urbano Mazda2 Hybrid estarão na FIL com a marca a promover várias ações, desde os habituais test-drives que os clientes poderão efetuar, pelos percursos desenhados nas imediações do espaço, permitindo-lhes um primeiro contacto dinâmico, depois complementado com as informações detalhadas sobre cada modelo. Se o negócio interessar, poderá ser logo feito sem mais delongas.
Mazda CX-60 PHEV
Em grande destaque estará o Mazda CX-60 PHEV, um SUV topo de gama e que é, também, a primeira proposta da Mazda no domínio plug-in híbrido. O modelo de estrada mais potente alguma vez produzido pela Mazda – 241 kW / 327 cv de potência total e de um binário de 500 Nm – combina uma versão modificada do bloco de quatro cilindros Skyactiv-G de 2,5 litros, a gasolina e injeção direta, com um motor elétrico de grandes dimensões (129 kW) e uma bateria de iões de lítio (355V e 17,8 kWh), de elevada capacidade. A nova arquitetura inclui um sistema de tração integral e uma também nova caixa automática de 8 velocidades, contando com as já habituais assistências à condução.
Quanto aos consumos, a Mazda aponta para os 1,5 l/100 km, e das emissões de CO2, com apenas 33 g/km (valores combinados WLTP1). O consumo de energia (ponderado, WLTP) é de 23 kWh/100 km num modelo que conta com uma autonomia de 60 km em modo elétrico (a 100 km/h ou menos). Cumpre os 0 aos 100 km/h em 5,8 segundo e atinge uma velocidade máxima de 200 km/h (limitada).
De destacar, igualmente, a certificação 5 estrelas Euro NCAP em matéria de segurança, com destaque para a avaliação de 91% na proteção de crianças, complementada pelos 88% registados na protecção de adultos, os 89% na dos utilizadores vulneráveis e os 76% inerentes aos sistemas de assistência.
Mazda MX-30 e-Skyactiv EV
O Mazda MX-30 e-Skyactiv EV aposta integralmente na vertente 100% elétrica, apresentando-se aos visitantes como um SUV que, na atual geração, já espelha evoluções de conteúdo, ao nível dos carregamentos (solução trifásica de 11 kW e melhorias nos carregamentos rápidos DC, com uma carga máxima de 50 kW; em cerca de 26 minutos), bem como na própria estrutura da gama, dividida por quatro os níveis – Prime-Line, Exclusive-Line, Advantage e Makoto.
Mecanicamente, conta com um propulsor e-Skyactiv, que combina um motor 100% eléctrico com uma bateria de iões de lítio de 35,5 kWh, gerando uma potência máxima de 107 KW / 145 cv e um binário máximo de 270,9 Nm, para um consumo energético de 17,9 kWh/100 km, naturalmente que com zero emissões de CO2. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos e tem uma autonomia de 200 km (265 km em ambiente urbano; valores combinados, WLTP).
Dotado de uma estrutura muito particular, com portas freestyle, o modelo também garantiu as ambicionadas 5 estrelas nos testes de colisão e segurança da Euro NCAP (91% e 87% na protecção de adultos e crianças, 68% na de peões e 73% na vertente dos sistemas de segurança).
Mazda2 Hybrid
Proposta do segmento B de características urbanas, o inédito Mazda2 Hybrid conta com um motor de três cilindros a gasolina, com 1490 cc e 93 CV / 68 kW, acoplado a um motor elétrico de 59 kW, gerando uma potência combinada de 116 CV / 85 kW. Sendo 100% híbrido, não obriga a recarregamentos a partir de fontes externas, sendo a sua potência gerida por um gerador acionado pelo motor. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos e atinge 175 km/h de velocidade máxima. Em desaceleração e travagem, a recuperação da energia cinética transforma-se em energia elétrica, que é armazenada na bateria de elevado desempenho.
Com uma distância entre eixos de 2,560 metros, o Mazda2 Hybrid proporciona espaço, habitabilidade e conforto para quatro adultos, bem como 286 litros de capacidade da bagageira. A sua estrutura valeu-lhe a atribuição de 5 estrelas nos testes de colisão e segurança da Euro NCAP (86% na proteção de adultos, 81% na de crianças, 78% na de peões e 85% em termos de sistemas de segurança).
Poderá ver isto e muito mais no ECAR SHow, de 12 a 14 de maio na FIL
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários