Mustang Bullitt e Edge ST marcam o stand da Ford no Salão de Detroit
A participação da Ford Motor Company na edição de 2018 do Salão de Detroit (North American International Auto Show, NAIAS), confere honras de destaque a duas importantes novidades: a terceira geração da edição limitada do Mustang Bullitt, que assinala os 50 anos do clássico filme “Bullitt” de Steve McQueen, e o novo Ford Edge ST, o primeiro SUV da Ford transformado pelos especialistas da Ford Performance.
O novo Ford Mustang Bullitt™, com lançamento previsto para o próximo Verão nos E.U.A., conta com uma versão melhorada do motor V8 de 5,0 litros, com uma potência mínima anunciada de 475 CV e 569 Nm de binário, capaz de impulsionar o novo Bullitt™ a uma velocidade máxima de 262 km/h.
O Mustang GT fastback original de 1968 que “contracenou” com Steve McQueen no galardoado filme “Bullitt”, também marca presença no palco Ford no Salão, colocando um ponto final no mistério que, ao longo de 40 anos, envolveu o seu paradeiro.
Disponível apenas para os E.U.A., o novo Edge ST é a primeira versão da nova geração do SUV Edge a ser revelada pela Ford. O novo Ford Edge será introduzido no mercado europeu no final do corrente ano, nas variantes Edge Vignale, ST-Line, Titanium e Trend, oferecendo novas e potentes motorizações diesel**, sofisticadas tecnologias de assistência ao condutor e um estilo exterior actualizado.
O novo Edge ST, que estará disponível no mercado norte-americano no próximo Verão, apresenta padrões superiores em termos dinâmicos e de travagem, uma nova e eficaz transmissão automática de oito velocidades, o mais potente motor V6 da sua classe, bem como um conjunto de tecnologias inéditas no segmento, no qual se inclui oAssistente de Manobras Evasivas e o Controlo de Velocidade Adaptativo com função Stop-Start e Sistema de Centragem na Faixa.
A marca aproveita também a sua presença no NAIAS para mostrar, pela primeira vez, a nova pickup Ford Ranger especificamente desenvolvida para o mercado dos E.U.A., com motor a gasolina EcoBoost de 2,3 litros, transmissão automática de 10 velocidades e tecnologias como Assistência Pré-Colisão com Detecção de Peões.
Edição Especial Mustang Bullitt
O novo Mustang Bullitt™ está equipado com uma transmissão manual cujo punho de comando é uma bola branca, numa referência directa ao modelo original. De série, possui também um sistema de escape de alto rendimento com válvula de escape, especificamente recalibrado para conferir ao carro uma sonoridade característica (“borbulhar”).
O equipamento de série inclui também um painel de instrumentos digital LCD de 12 polegadas, com funções idênticas ao sistema adoptado para o novo Mustang que vai chegar à Europa no final do ano, mas com um exclusivo ecrã de boas-vindas Bullitt™, que arranca num tom verde com a imagem do carro em vez do cavalo (“pony”).
Nas palavras de Darrell Behmer, designer chefe do Mustang, “Este novo Bullitt™ é, à imagem de Steve McQueen, descontraidamente ‘cool’. Como designer, é o meu Mustang favorito, sem listas, ‘spoilers’ e emblemas. Não precisa de afirmar nada: é simplesmente ’cool’.”
As opções de cor exterior estão limitadas a Preto Shadow e ao clássico Verde Dark Highland Green – tal como aparece no filme. Outras características que fazem referência ao carro conduzido por McQueen, são os discretos elementos cromados em volta da grelha e das janelas dianteiras e as clássicas jantes de 5 braços em alumínio de 19 polegadas. Interior e exteriormente, o modelo conta com poucos emblemas e/ou logótipos; no exterior, referência apenas para o logo Bullitt™ na tampa falsa do depósito de combustível, ao centro da traseira.
O original
Na rodagem do filme de acção “Bullit”, que estreou a 17 de Outubro de 1968, foram utilizados dois Mustang GT fastback de 1968 iguais. Após a rodagem, os carros tiveram destinos diferentes: o “carro do herói”, conduzido no filme por McQueen, foi vendido pela Warner Bros. a um comprador privado, e o outro – utilizado em muitos dos saltos que marcam a famosa cena de perseguição – teve como destino um sucateiro. Este Mustang “dos saltos” foi encontrado no início de 2017 em Baja, na Califórnia, mas o outro tem sido dado como desaparecido. Até agora.
O proprietário do Mustang do “herói” é Sean Kiernan, que em 2014 o herdou do pai, Robert, que, por sua vez, tinha adquirido o carro em 1974. De forma a cumprir um desejo de família, Sean contactou a Ford e as duas partes trabalharam em conjunto para que fosse possível revelar o seu carro “estrela de cinema” a par do novo Mustang Bullitt™ no NAIAS/Salão Automóvel de Detroit de 2018.
O primeiro SUV by Ford Performance
O novo Edge ST possui o motor V6 mais potente da sua classe. Trata-se de um bloco EcoBoost bi-turbo de 2,7 litros, com uma afinação específica que se traduz numa potência máxima de 340 CV e num binário de 515 Nm.
A agil transmissão automática de oito velocidades e a suspensão desportiva ST, realçam o comportamento dinâmico. O novo Modo Sport permite aos condutores do Edge ST desfrutar de uma resposta mais agressiva do acelerador e das passagens de caixa, bem como de uma sonoridade de escape mais ressonante.
Como refere Hau Thai-Tang, vice-presidente executivo de Desenvolvimento de Produto e Compras, “O Edge ST é uma nova fera na estrada: um SUV de alta performance com aptidões para a pista. Do ponto de vista da performance, e graças ao seu formato e versatilidade tipicamente SUV, define um novo padrão na classe, e os fãs do Edge vão adorar a sua condução.”
O Edge ST apresenta um novo visual dianteiro e traseiro, uma grelha com a malha mais aberta para melhor refrigeração, saias laterais e duplas saídas de escape. Estão disponíveis jantes de 21 polegadas e, no interior, destaca-se a consola redesenhada que integra o novo comando rotativo da caixa de velocidades, que proporciona mais espaço e reforça o apelo de modernidade e sofisticação do modelo.
Nos E.U.A., o novo Edge possui um equipamento de série que engloba mais tecnologias de assistência ao condutor do que qualquer outro SUV médio no mercado norte-americano, e adopta alguns sistemas que são estreia na Ford e no segmento, incluindo:
Travagem Pós-Colisão: ajuda a reduzir o impacto de uma potencial segunda colisão, ao aplicar automaticamente uma pressão de travagem moderada quando é detectada uma primeira colisão; abrandar o veículo pode, potencialmente, causar menos lesões nos ocupantes e menos danos no veículo.
Assistente de Manobras Evasivas: ajuda os condutores a manobrar a direcção de forma a evitar a colisão com veículos mais lentos ou que estejam parados. Concebido para funcionar a velocidades urbanas e de auto-estrada, o sistema utiliza um radar e uma câmara para detectar veículos mais lentos ou imobilizados; na iminência de uma colisão, assiste os movimentos na direcção para permitir aos condutores manobrar e evitar um veículo que esteja nas condições acima descritas.
Controlo de Velocidade Adaptativo com função Stop-Start e Sistema de Centragem na Faixa: ajuda o veículo a manter uma distância confortável em relação aos veículos da frente; por outro lado, mantendo o veículo centrado na sua faixa, contribui para reduzir o stress durante viagens longas e com pouco trânsito.
Outros equipamentos: câmaras dianteira e traseira de 180 graus, Assistência Activa ao Estacionamento melhorada e um sistema de som B&O PLAY™ Premium Audio System by HARMAN, com 12 colunas, especificamente adaptado às características do Edge.
Ranger com especificação norte-americana
A Ford Ranger é a pickup mais vendida na Europa, contando agora com uma nova versão específica para os E.U.A. Assim, a Ranger “americana” apresenta um estilo exterior único e original, com iluminação LED à frente e atrás. Além disso, oferece um amplo conjunto de tecnologias avançadas, tais como; Travagem de Emergência Automática, Sistema de Informação de Ângulo Morto com abrangência do atrelado, exclusiva no segmento, Assistência Pré-Colisão com Detecção de Peões, Assistência à Manutenção de Faixa, e Controlo de Velocidade Adaptativo.
Os novos equipamentos tornam a condução mais fácil e divertida, tanto em estrada como fora dela. O pack opcional FX4 Off-Road, disponível para a Ranger, adiciona placas deflectoras de protecção, pneus reforçados e suspensão todo-o-terreno. Os sistemas Terrain Management e Trail Control auxiliam os condutores a progredir nas condições mais exigentes.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários