Muji e Sensible 4 apresentam autocarro autónomo Gacha
A união entre uma empresa japonesa e uma companhia finlandesa deu origem a um autocarro autónomo apto para todas as condições atmosféricas.
Os japoneses da Muji (empresa de retalho automóvel) e os finlandeses da Sensible 4 (especializada em condução autónoma) apresentaram, na semana passada, o Gacha, o primeiro autocarro autónomo apto para ser utilizado em todas as condições atmosféricas, cujas viagens inaugurais serão realizadas em abril.
A Sensible 4 encarregou-se, naturalmente, do sistema de condução autónoma (navegação, deteção de obstáculos e posicionamento superior), enquanto que a Muji esteve encarregue do estilo do veículo.
O modelo não tem traseira nem frente, sendo igual em ambas as extremidades, podendo o veículo ser orientado para ambos os lados. O interior está totalmente livre para oferecer mais espaço para os passageiros. A faixa LED funciona como farol e tela de comunicação. O etilo final bebeu inspiração numa capsula de brinquedos típica do Japão que, diz-se, quer transmitir alegria e emoção, paz e felicidade.
O Gacha tem 4,5 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 2,8 metros de altura, tem uma lotação de 10 pessoas em pé e 6 sentados, chega aos 40 km/h e tem uma autonomia de 100 km.
“O desenvolvimento do GACHA começou quando a equipa da Sensible 4, ao trabalhar na primeira geração de autocarros robot, percebeu que estes não conseguem deslocar-se com chuva leve, muito menos nas condições típicas de inverno na Finlândia. Esta ainda não é uma tecnologia completamente autónoma. A maioria dos carros autónomos só pode operar em condições climatéricas ideais e em estradas bem sinalizadas. Foi precisamente isto que a Sensible 4 conseguiu mudar graças à realização de repetidos testes nas duras condições de inverno da Lapónia Finlandesa”, refere Harri Santamala, CEO da Sensible 4.
Refira-se que esta “joint venture” tem um plano desenhado para o futuro: este ano o Gacha vai andar nas cidades de Espoo, Hameelinna, Vantaa e Helsínquia, sendo esperado que o primeiro ensaio internacional seja realizado em 2019 e que a primeira frota de modelos Gacha, seja implementada. Depois, em 2020, será levada a cabo uma operação pré-comercial da frota Gacha em cidades selecionadas no Velho Continente e em 2021, esperam os responsáveis da Muji e da Sensible 4 ter as primeiras operações comerciais permanentes estabelecidas, integração nos sistemas de transporte púbico local e produção industrial pronta a iniciar-se.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários