Mudanças de liderança na Citroën e DS
As marcas francesas da Stellantis, Citroën e DS estão a passar por mudanças significativas nas suas lideranças. O chefe de marketing, Olivier François assumiu o cargo de CEO da DS, enquanto o chefe de vendas Thierry Koskas assumiu o cargo de CEO da Citroën. Estas mudanças são um sinal de que a Stellantis, a empresa-mãe das duas marcas, está comprometida em melhorar seu desempenho.
François e Koskas são dois veteranos da indústria automóvel, com mais de 20 anos de experiência, que já ocuparam cargos de liderança nas marcas Citroën, Peugeot e Fiat e Renault e Nissan, respetivamente.
Ambos são reconhecidos pela sua experiência e liderança e Carlos Tavares acredita que poderão melhorar o desempenho das duas marcas.
A Citroen perdeu vendas e quota de mercado nos últimos anos, o que Koskas atribuiu em parte a problemas de logística. No primeiro semestre, as vendas na Europa desceram 1%, para 189.577 unidades, num mercado que registou um crescimento global de 18%, de acordo com os dados da Dataforce.
A ambição original da DS de vender centenas de milhares de carros por ano dependia do mercado chinês, mas uma joint venture com a Chongqing Changan Automotive não correu bem.
Nos últimos anos, as vendas têm oscilado em torno da marca de 50.000. Durante o primeiro semestre deste ano, as vendas da DS na Europa aumentaram 11% para 26.982, em comparação com 24.163 em 2022, de acordo com os mesmos dados da Dataforce.
Carlos Tavares e os executivos da DS dizem que estão empenhados em construir a DS a longo prazo, argumentando que uma marca premium precisa de uma base sólida no serviço ao cliente e de uma elevada perceção de qualidade. E isso leva tempo…
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