Motor V8 Twin Turbo da Maserati deixa de ser produzido este ano
É quase como ouvir o seu cantor ou cantora preferida fazer os últimos concertos da sua carreira. A Maserati, que se vai focar agora na mobilidade elétrica, está a terminar a produção dos motores a combustão.
A Maserati escolheu a quinta edição do Motor Valley Fest, um evento a céu aberto, agendado para Modena, entre 11 e 14 de maio, para revelar uma notícia que faz já parte da história da mobilidade. A Maserati celebra o lendário motor V8 Twin Turbo a 90° com 580 cv – com uma sonoridade inimitável e uma formidável performance, o coração pulsante do Levante, do Ghibli e do Quattroporte, nas suas versões Trofeo –, cuja produção, na fábrica da Maserati, irá, oficialmente, terminar no final de 2023. Desde 1959, quando o Maserati 5000GT foi criado enquanto primeiro modelo equipado com o poderoso V8, mais de 100000 unidades foram produzidas e vendidas com um motor de oito cilindros: as últimas edições dos Maserati Trofeo, Ghibli 334 Ultima e Levante V8 Ultima, serão reveladas no Festival da Velocidade de Goodwood, em julho de 2023.
Até agora animados por esse motor inconfundível, estes modelos manter-se-ão à venda ainda em 2024, devendo tornar-se itens de colecionador para todos os proprietários de uma peça única na história da marca italiana.
O Maserati GranTurismo Folgore – o primeiro automóvel 100% elétrico da história da marca –, e o Grecale Folgore – o seu primeiro SUV elétrico –, serão os primeiros a testemunhar deste processo de mudança, em que a casa do Tridente desempenhou já um papel pioneiro, como está inscrito no seu ADN. Toda a gama contará, a partir de 2025, com uma versão totalmente elétrica de cada modelo, e a Maserati será exclusivamente elétrica a partir de 2030.
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