Morizo esteve em Ypres, ao volante de um GR Yaris movido a hidrogénio

Motor de combustão a hidrogénio capaz de debitar mais de 400 Cv

By on 2 Novembro, 2023

Por onde passa o futuro a médio prazo da mobilidade? Elétricos? Combustíveis sintéticos? Hidrogénio? Numa altura em que temos mais dúvidas do que certezas, engenheiros de todo o mundo tentam encontrar soluções que permitam que possamos manter o nosso estilo de vida. Uma das novas propostas chega da AVL.

A AVL é uma das empresas líderes mundiais em tecnologia de mobilidade para desenvolvimento, simulação e testes na indústria automóvel e noutros sectores, fornecendo conceitos, soluções e metodologias para um mundo de mobilidade mais ecológico, mais seguro e melhor. A divisão Motorsport da AVL (AVL RACETECH) criou um protótipo de um motor turbo de dois litros movido a hidrogénio. A unidade foi testada no banco de ensaio e confirmou os valores máximos calculados anteriormente em simulações: com uma densidade de potência específica de cerca de 205 cv por litro (150 kW por litro), ou seja, 410 CV de potência total e 500 Nm de binário a 3000 – 4000 rpm.

Este é um grande feito, pois os motores que combustão que usam hidrogénio tinham muita dificuldade em conseguir valores de potência aceitáveis. Uma das caraterísticas é o truque usado para garantir a potência, adicionando água no ar de admissão do motor, a fim de evitar uma ignição prematura indesejada, que pode danificar o motor.

Poderá ser mais uma porta que se abre no futuro da mobilidade.

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