Motor Audi de cinco cilindros faz 40 anos
A Audi festeja este ano o 40º aniversário do seu motor de cinco cilindros em linha, uma alternativa mais barata para criar motores de alta cilindrada que os propulsores de seis cilindros. Embora o conceito já existisse, a marca de Ingolstadt foi a primeira a utilizar esta configuração em vários veículos de produção diferentes.
O primeiro Audi a usar o motor de cinco cilindros foi o 100, na geração C2, lançado em 1976. A versão de topo, denominada 5E, usava um derivado do propulsor EA827, com um cilindro extra, para uma capacidade 2144 cm3. Este motor tinha um inovador sistema de injeção eletrónica da Bosch que oferecia ao Audi 100 5E uns interessantes 136 cv. Em 1978 surgiu uma versão Diesel de 2 litros, derivada do bloco 1.6 da VW, e em 1979 surgiu o primeiro turbo de cinco cilindros, com 2,2 litros e 170 cv, usado no Audi 200 5T, uma versão mais luxuosa e desportiva do 100.
Em 1980 a Audi criou o Audi Quattro, primeiro automóvel ligeiro de produção em série com o motor de cinco litros. Este coupé de tração integral permanente usava um motor 2.1 turbo com 200 cv, mas a versãod de competição chegou a subir para mais de 300 cv em preparação para Grupo 4, 450 cv em Grupo B (no Sport Quattro), 600 cv para Pikes Peak e 720 cv no Audi 200 usado no IMSA GTO e Trans-Am americanos.
Nos anos 90, o 2.5 TDI de cinco cilindros do Audi 100 TDI debitava 100 cv, enquanto a Porsche criava a carrinha exclusiva RS 2 Avant com uns impressionantes 315 cv retirados do 2.2 turbo. Em 2009, a Audi volta a fundo ao motor de cinco cilindros, com um propulsor 2.5 turbo que é usava hoje em dia no RS 3, TT RS e RS Q3, debitando valores entre os 340 e 400 cv, sempre ligado a um sistema de tração integral e homologado para uso diário.
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