Morreu Marcello Gandini: Pai do Countach, Miura, Diablo, Stratos, entre tantos outros
O mundo do automóvel perdeu uma das grandes referências. Marcello Gandini, 85 anos, faleceu hoje. Deixa um legado sem igual, tenho desenhado alguns dos modelos mais icónicos da história do automóvel.
Marcello Gandini, nascido em Turim, Itália, em 1938, foi um dos designers de automóveis mais influentes do século XX. A sua carreira lendária, marcada por um estilo ousado e futurista, influenciou profundamente a indústria automobilística e inspirou designers de gerações futuras.
Entre os seus projetos mais célebres estão o Lamborghini Miura, o Lamborghini Countach e o Lamborghini Diablo. Gandini também foi responsável por outros designs notáveis, como o Lancia Stratos, e o Fiat X1/9, um carro desportivo compacto e acessível que se tornou um grande sucesso. Máquinas míticas como o Bugatti EB110, Alfa Romeo Montreal, Maserati Khamsin, Ferrari 308 GT4, Renault 5 Turbo e o primeiro VW Polo tiveram também a sua assinatura.
RIP Marcello Gandini
"By the time he had turned 20, Gandini was a money-earning designer branching out into graphic design and furniture design. With no formal qualifications but a lot of talent. At 27, chief designer at Bertone created the Lamborghini Miura."#MarcelloGandini pic.twitter.com/Xcq7uT7Nl4
— Alexander McDiarmid Design (@McDiarmidDesign) March 13, 2024
Gandini destacou-se na casa Bertone onde trabalhou desde meados dos anos 60. Após deixar a Bertone em 1980, Gandini fundou o seu próprio estúdio de design, onde continuou a criar projetos inovadores para diversas marcas, como Alfa Romeo, Bugatti, e Renault.
O legado de Gandini é inegável. A sua criatividade e visão revolucionaram a indústria automobilística, deixando um impacto duradouro. A sua visão, talento e criatividade marcaram uma era e será para sempre recordada.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários