Midsummer: A colaboração entre a Morgan e a Pininfarina
Morgan Plus Four: O legado de mãos dadas com os avanços tecnológicos

Morgan Super 3 é uma homenagem ao histórico modelo da marca inglesa

By on 6 Março, 2022

A Morgan acaba de apresentar o seu novo Super 3, uma vez moderna do histórico 3Wheeler, com uma imagem muito mais futurista e dedicada a marcar presença em qualquer sala de estar.

Os automóveis de três rodas produzidos pela Morgan têm mais de um século de história, uma vez que foi com este modelo que tudo começou, há 113 anos. Mais recentemente, há pouco mais de uma década, a Morgan lançou uma nova versão, muito mais atual, que se destacava não só pelo seu original formato de três rodas, mas também por ter a sua motorização à frente do carro, quase em cima do eixo dianteiro.

Foi um modelo que conquistou diversos novos fãs e clientes e que abriu a porta a um novo projeto que partiu da ideia: “Como seria uma versão futurista do 3Wheeler?”. Os esboços começaram a nascer, as ideias começaram a fluir e o projeto tornou-se cada vez mais divertido e próximo da realidade. E agora, uns tempos depois de ter surgido esta ideia, está finalmente pronta a nova versão do 3Wheeler, que a Morgan batizou apenas de Super 3.

A base é praticamente a mesma e consiste naquilo que parece um pedaço de metal recortado ao qual foram adicionados meia-dúzia de componentes, mas na realidade é muito mais do que isso. No novo modelo, a atenção ao detalhe passou para patamares nunca antes vistos e a sua imagem transformou-o numa peça que quase todo o apaixonado por automóveis gostaria de ter.

Mantem o formato de três rodas, com duas na frente e apenas uma na traseira, sendo que esta última é cada vez menos visível. Na frente, o motor passou a morar dentro da carroçaria e é agora um bloco de 1,5 litros com apenas três cilindros proveniente da Ford, que soma cerca de 120 cavalos e faz com que o pequeno Super 3 fique com prestações muito interessantes. Está acoplado a uma caixa de velocidades manual de cinco relações e a tração é feita à roda traseira.

Com pouco mais de 3,5 metros de comprimento, mas com 1,85 metros de largura, as rodas dianteiras assumem ainda mais protagonismo, neste conjunto que pesa pouco mais de 600 quilos. E depois, o formato da carroçaria reserva um habitáculo para duas pessoas, bastante bem desenhado e com uma elevada dose de bom gosto, mas onde fica bastante óbvio que o mais importante aqui é mesmo a diversão ao volante.

Ao centro do tablier, os dois mostradores redondos são digitais e resumem a informação ao mínimo necessário, tal como acontece no resto do Super 3. A marca indica que este é o seu modelo mais personalizável de sempre, algo que podemos confirmar de uma passagem pelo configurador que disponibiliza online. São diversas as cores possíveis para a carroçaria e para o transporte de bagagens, mas o que está garantido desde o primeiro momento é que este é um dos modelos mais “cool” de sempre.

O preço do Super 3 começa nas 35 mil libras, sendo necessário adicionar os impostos de cada país a este valor e as encomendas podem ser feitas nos concessionários ou através de um contacto direto com a marca. O valor fica muito próximo do seu antecessor, mas ao novo Super 3 nem sequer falta uma edição especial de lançamento, o P101.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)