As tendências recentes do mercado automóvel europeu
Já guiámos o novo C3 e ë-C3: elétrico 200, 19.900€…

Mobilize desenvolve soluções para facilitar a transição ecológica

By on 9 Setembro, 2021

A Mobilize faz parte integrante do Grupo Renault, gere mobilidade, energia e serviços de dados. Construída em torno de ecossistemas abertos, a Mobilize oferece soluções de mobilidade flexível e promove uma transição para soluções energéticas sustentáveis, o que vai ao encontro do delineado nos objetivos do Grupo Renault de alcançar a neutralidade de carbono e de fomentar o crescimento dentro da economia circular.

A Mobilize desenvolve soluções para facilitar a transição ecológica, com serviços conectados para incentivar a retoma de Veículos Elétricos (VE). Este serviço facilita a venda de automóveis elétricos usados, graças a um ‘Certificado de Bateria’, permitem aceder a mais de 260.000 estações de carregamento, em toda a Europa, com ‘Mobilize Charge Pass’, reduzir a conta de eletricidade com “Mobilize Smart Charge”. Traz consigo soluções de armazenamento de energia, usando baterias de VE para promover o uso de energia renovável, regulam a lacuna entre produção e consumo de energia, em tempo real, graças ao projeto de armazenamento de energia estacionária, com base em Flins, com capacidade de 15 MWh, e por fim, prolongam a vida útil das baterias VE, com soluções móveis, modulares e multifuncionais de armazenamento de energia: “Com o crescente número de automóveis elétricos e híbridos plug-in, os mercados de mobilidade e energia estão agora intimamente ligados. Graças a uma oferta integrada totalmente abrangente, a Mobilize fornece aos clientes soluções concretas e contribui para a meta de carbono zero do Grupo Renault “, disse Clotilde Delbos, CEO da Mobilize.

Mas quais são os serviços conectados para incentivar a retoma de VE?

Certificado de bateria: para facilitar a venda de automóveis elétricos usados

A Mobilize está a lançar um ‘Certificado de Bateria’, uma aplicação que permite aos proprietários de automóveis elétricos, Renault e Dacia, criar um certificado que atesta a capacidade de energia restante da bateria, diretamente nos seus smartphones ou na internet.

O certificado apresenta inúmeras vantagens:

Aumenta o valor residual e o preço de venda de automóveis elétricos usados

Acelera as vendas de automóveis elétricos usados, tranquilizando os potenciais compradores sobre a capacidade remanescente da bateria

A aplicação está disponível via MY Renault para clientes particulares e EASY CONNECT para clientes corporativos de Frotas, enquanto os utilizadores do Dacia Spring podem ter acesso via MY Dacia.

Os dados usados para preparar o certificado são recolhidos por meio do Sistema de Gestão de Bateria (BMS) ou são calculados usando dados de tempo de condução e carga. Com esses dados é possível calcular o desempenhoatualizado da bateria (SOH), ou por outras palavras, a capacidade atualizada da bateria, como uma percentagem de sua capacidade inicial. Por exemplo, se o SOH de uma bateria de 40 kWh é 94%, a capacidade residual é 37,6 kWh.

O certificado está disponível para o Renault Zoe E-TECH 100% elétrico, Renault Kangoo E-TECH 100% elétrico 33 kWh e Twingo E-TECH 100% elétrico. O serviço será estendido aos futuros automóveis elétricos e híbridos plug-in da Renault, bem como à linha de VE da Dacia.

Mobilize Charge Pass: Acesso a mais de 260.00 estações de carregamento,em toda a Europa

Como meio de promover a aceitação da mobilidade elétrica, a Mobilize criou o Mobilize Charge Pass, um serviço dedicado ao carregamento de automóveis elétricos, enquanto está na estrada.

A aplicação MY Renault pode ser usada para localizar a estação de carregamento disponível mais próxima, compatível com um automóvel específico da marca, exibindo também o preço e mostrando a melhor rota para lá chegar. Assim que o automóvel estiver conectado, a sessão de carregamento pode ser iniciada com o Mobilize Charge Pass, previamente emparelhado como meio de pagamento.

Com apenas uma aplicação, o Mobilize Charge Pass fornece acesso a uma rede de mais de 260.000 pontos de carregamento, em 25 países, em toda a Europa. Atualmente disponível na Alemanha e em Espanha, a aplicação será lançada noutros países, nos próximos meses.

Mobilize Smart charge: reduz a conta de eletricidade, enquanto carrega oautomóvel com energia mais “verde”

A aplicação Mobilize Smart Charge permite que os proprietários de VE da Renault otimizem o custo de recarga dos seus automóveis em casa, ao mesmo tempo em que reduzem a pegada de carbono, graças à programação de recarga inteligente.

O aplicativo controla o carregamento do automóvel de acordo com os picos e quedas na produção e no consumo de energia elétrica. Em termos concretos, a aplicação para de carregar a bateria, quando a rede elétrica está a ter alto consumo, e retoma o carregamento quando a rede regressa ao excedente de energia disponível. Isso, indiretamente, ajuda a incorporar mais energia renovável na mistura, ao mesmo tempo que mantém a rede mais equilibrada.

O Mobilize Smart Charge calcula a programação de carga ideal, levando em consideração a capacidade da rede, a disponibilidade de fontes de energia renováveis, os preços da eletricidade e, claro, as preferências de carga do utilizador (ou seja, nível de carga desejado e hora de início do carregamento). Essa flexibilidade, muito apreciada pelas empresas do mercado de energia, permite aos utilizadores economizar nas contas de eletricidade, provando a mais-valia de ser flexível.

A aplicação está disponível em França e na Holanda, para proprietários do Twingo E-TECH 100% elétrico e do Zoe E-TECH 100% elétrico

Veículos elegíveis: Zoe Phase 1 (fabricado após novembro de 2019), Zoe Phase 2 (fabricado após 29 de outubro de 2020) e todos os modelos Twingo EV. Os veículos devem estar equipados com sistemas multimídia RLink ou EasyLink

Soluções de armazenamento de energia usando baterias de VE para promover o recurso a energia renovável

À luz da transição energética, a Mobilize instalou15 MWh de capacidade de armazenamento para a gestão, em tempo real, da diferença entre a produção e o consumo de energia.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)