Mitsubishi L200 com zero estrelas nos testes LatinNCAP por não ter airbags
O airbag há anos que é obrigatório na Europa e em todo o mundo ocidental, mas na América Latina, nem por isso!
Aliás, é dos poucos territórios onde os airbags não são obrigatórios nos modelos de entrada na gama. Para provar que isso é uma perfeita estupidez, a LatinNCAP, a versão da américa latina da EuroNCAP, decidiu colocar em teste um Mitsubishi L200 (conhecida em Portugal como Strakar) na versão de acesso á gama, desprovida de airbags.
Alguns dos responsáveis dos países da América Latina devem ter nos seus carros a inscrição “Sem airbags morremos como homens”, pois só em caso de vaidade masculina ou idiotice chapada alguém pode permitir que se vendam carros sem airbags. Sem surpresa, o L200 regista zero estrelas e apenas duas estrelas na proteção de crianças, porque estas vão em cadeirinhas.
O que mais impressiona é como é possível que uma marca como a Mitsubishi permita que seja vendido um carro com este equipamento. “O resultado do L200 é assustador, especialmente para um construtor japonês que é uma marca responsável. Confesso que é um enorme desapontamento para a LatinNCAP e para os clientes latino americanos e coloca a questão na ética dos construtores quando toca a mercados como o nosso. Como é possível que o L200 na Europa seja vendido com 7 airbags e controlo de estabilidade de série, entre outras regras de segurança e aqui esteja assim?!” Palavras de Alejandro Furas, secretário geral da LatinNCAP.
E a divisão latina da NCAP (New Car Assessment Program) censurou de forma clara uma afirmação feita por um vendedor da Mitsubishi, que num dos programas de “cliente mistério” feitos pela LatinNCAP, disse ao “cliente mistério” que “os airbags não são precisos, pois a L200 tem uma estrutura robusta.”
Claro que a Mitsubishi foi forçada a responder a este desastroso resultado, afirmando comprometer-se em melhorar o equipamento de série da L200, um modelo muito popular na América Latina, a partir de fevereiro de 2020. Irá adicionar dois airbags frontais e cintos com pré-tensores e limitadores de força. Mas a LatinNCAP já avisou que com essa melhoria, o carro não iria além das 2 estrelas, pois faltam muitas outras coisas como a proteção lateral e para a cabeça e o controlo de estabilidade.
0 comentários