Mitsubishi lança duas versões para o Colt: A HEV Ralliart e a GPL
Mitsubishi ASX: A nova aposta, disponível a partir de julho

Mitsubishi ASX já está em Portugal e inclui uma versão híbrida plug-in

By on 9 Março, 2023

O novo Mitsubishi ASX é um dos dois modelos que resultam da Aliança com a Renault e a Nissan. Já se encontra disponível para encomenda no mercado nacional, com preços que começam nos 23.430 euros.

A nova geração do Mitsubishi ASX terá uma missão algo dificultada para desempenhar, uma vez que o seu antecessor conquistou alguns fiéis clientes para a marca e com um caráter mais ou menos permanente. A chegada desta nova opção, no entanto, é uma boa hipótese de sucessão, uma vez que se trata de uma base proveniente da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi com provas mais que dadas e que inclui tecnologias modernas e soluções que estão de acordo com as atuais tendências de mercado.

A gama de motorizações terá três opções a gasolina disponíveis para o mercado nacional, começando com o motor térmico de apenas um litro e três cilindros (1.0 MPI-T), que está acoplado a uma caixa manual de seis relações, oferece uma potência máxima de 90 cavalos e um binário de 160 Nm, que conseguem deixar as médias de consumo nos 5,7 litros.

No patamar seguinte está a motorização de 1,3 litros que inclui um sistema mild-hybrid, ou seja, um gerador de arranque por correia em conjunto com uma bateria de iões de lítio de 12V, que permite a recuperação de energia durante a desaceleração e a travagem, mas também a assistência eletrificada de binário ao motor térmico. No total, esta configuração consegue oferecer uma potência máxima de 160 cavalos e 270 Nm de binário, usando uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem com sete relações para dar uma ajuda a conseguir médias de consumo em torno dos 5,8 litros.

No topo da oferta estará a versão híbrida plug-in (PHEV), que combina um motor térmico de quatro cilindros e 1,6 litros de capacidade, em conjunto com dois motores elétricos e uma bateria de 10,5 kWh. Nesta opção, será possível circular em modo 100% elétrico até um máximo de 62 quilómetros, sendo que, se o motor térmico for utilizado, as médias de consumo poderão ficar em 1,3 litros para cada 100 quilómetros tal como a marca declarada.

Os preços do novo ASX começam nos 23.340 € (com campanha de financiamento) do 1.0 MPI-T Inform, culminando nos 37.390€ do 1.6 PHEV Intense. Para este último, a Astara desenvolveu uma campanha para empresas que coloca o valor de aquisição em 27.490€ + IVA, posicionando-se assim no primeiro escalão de Tributação Autónoma.

Os níveis de equipamento são três – Inform, Invite e Intense -, sendo que logo a partir do nível intermédio (Invite) é possível encontrar dotações de série como o arranque sem chave, ar condicionado automático, barras no tejadilho e vidros traseiros escurecidos, entre outros. Comum a todas as versões são os faróis LED dianteiros e posteriores, o leque de equipamentos de segurança e de sistemas avançados de assistência ao condutor (apenas o sistema de alerta de ângulo morto e o sistema de máximos automáticos ficam reservados para a versão de topo, a Intense), assim como elementos de bem-estar a bordo, incluindo o monitor central de 7” ou de 9,3” (consoante a versão) e conexão Android Auto ou Apple CarPlay.

O novo ASX está disponível em seis cores: Crystal White, Sunrise Red, Onyx Black, Royal Blue, Steel Grey (metalizadas) e Charcoal Blue (sólido). Nos níveis de equipamento mais elevados, é possível optar pelo tejadilho em Onyx Black metalizado, que confere à carroçaria um efeito de dois tons.

Tal como a grande maioria dos modelos da Mitsubishi, estão incluídos cinco anos de garantia ou 100 mil quilómetros, e uma garantia para a bateria de oito anos ou 160 mil quilómetros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)