Mitsubishi lança duas versões para o Colt: A HEV Ralliart e a GPL
Novo Mitsubishi ASX: Design e tecnologia

Mitsubishi ASX: A nova aposta, disponível a partir de julho

By on 21 Junho, 2024

A Mitsubishi Motors Europe reforçou a sua presença no segmento B-SUV com o novo ASX. Com esta nova geração, passa a oferecer uma ampla gama de motorizações, incluindo versões HEV, Mild Hybrid e uma futura versão Bi-Fuel (Gasolina/GPL). O modelo também destaca-se pela tecnologia de infotainment com um ecrã central de 10,4”, melhorando a experiência do utilizador.

O ASX continua a ser uma versão alterada do Renault Captur, que também recebeu uma cara nova recentemente. A solução de aproveitar ao máximo a aliança com a Renault tem dado resultado e a aposta mantém-se.

O novo Mitsubishi ASX continua a apresentar a assinatura dianteira “Dynamic Shield”. Oferece sequências de boas-vindas e despedida com animações de luzes e ativação do infotainment. O design exterior combina uma frente horizontal com iluminação LED e jantes de aço de 17” ou 18” com design exclusivo.

A traseira possui farolins em forma de C com tecnologia LED e uma porta da bagageira com o nome “ASX” e “Mitsubishi” esculpido. O modelo oferece cinco opções de cores, com possibilidade de tejadilho em Onyx Black nos níveis superiores.

O interior pretende oferecer versatilidade e conforto, com entradas e saídas facilitadas, três opções de revestimento e um banco traseiro deslizante que aumenta a capacidade de carga em até 69 litros. Há vários compartimentos de arrumação que totalizam mais de 22 litros de capacidade.

Opções de motorização para todos os gostos, GPL a caminho

O cardápio de opções de propulsão incluem tecnologias híbridas (HEV) e mild hybrid (MHEV), além de motorizações de combustão interna. O modelo mais avançado, ainda não disponível em Portugal, apresenta um sistema híbrido que combina um motor a gasolina de 1,6 litros com dois motores elétricos e uma caixa de velocidades multimodo inteligente, proporcionando eficiência e baixas emissões. Este sistema permite até 80% de condução urbana em modo elétrico e recuperação de energia cinética para minimizar perdas energéticas.

Para quem prefere uma abordagem mild hybrid, o ASX oferece um motor 1.3 DI-T turbo a gasolina com tecnologia de injeção direta, complementado por um gerador de arranque por correia e uma bateria de iões de lítio de 12V. Disponível com caixa manual de 6 velocidades ou automática de 7 velocidades e dupla embraiagem (7SST), este motor proporciona uma mistura de eletrificação e eficiência de combustão.

Além disso, o ASX está disponível com uma opção totalmente a gasolina, um motor 1.0 MPI-T, acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades. Este motor oferece baixas emissões de CO₂ e consumo de combustível eficiente. No futuro, a gama de motorizações será complementada com uma unidade de GPL para mercados específicos, oferecendo uma alternativa adicional de combustível.

Tecnologia aprimorada

O novo Mitsubishi ASX oferece um ecossistema avançado de conectividade e tecnologia, projetado para melhorar a experiência do utilizador. Equipado com um ecrã de infotainment de alta definição de 10,4 polegadas, o sistema Smartphonelink Display Audio (SDA) permite a replicação de smartphones, acesso a aplicações favoritas e configuração de modos de condução diretamente através do ecrã tátil. Complementando-o, há botões físicos para funções como controlo do ar condicionado.

A aplicação móvel My Mitsubishi Motors, disponível na App Store e no Google Play, oferece serviços remotos e informações relevantes aos condutores, enquanto o carregamento sem fios dentro do habitáculo proporciona conveniência adicional. O painel de instrumentos configurável de 7 polegadas coloca as informações cruciais diretamente à frente do condutor, aumentando a interatividade e o controlo.

O ASX permite uma personalização extensa da experiência de bordo, incluindo a mudança da luz ambiente por meio de uma variedade de cores e a configuração de modos de condução como Comfort, Eco e Sport, além de personalizações adicionais via sistema Drive Mode da Mitsubishi Motors. Atualizações de software OTA garantem que o veículo esteja sempre atualizado com melhorias contínuas, enquanto a função eCall oferece um recurso de emergência para rápida resposta em caso de acidente, enviando automaticamente a localização e informações relevantes para os serviços de emergência.

Segurança melhorada

O ASX está equipado com uma série de sistemas ativos avançados, como o Sistema de Mitigação de Colisões Frontais (FCM) com Proteção de Peões, luzes automáticas de máximos, Cruise Control adaptativo, monitorização da atenção do condutor, assistência de manutenção na faixa de rodagem, sensores de estacionamento e câmara traseira. Tecnologias adicionais, como assistência ao estacionamento, aviso de ângulo morto e alerta de tráfego traseiro, utilizam sensores ultrassónicos, radar e câmaras para fornecer avisos e realizar manobras evasivas quando necessário.

Nos modelos com caixa automática e nos níveis de equipamento mais elevados, o ASX inclui o sistema MI-PILOT, que combina o Cruise Control Adaptativo com a Assistência à Centragem na Faixa de Rodagem para maior conforto em viagens longas e em condições de tráfego intenso. Este sistema permite ao condutor escolher entre diferentes modos de funcionamento, garantindo uma condução segura e descontraída.

Disponível em julho

O novo ASX, assim como todos os outros modelos da Mitsubishi Motors vendidos na Europa, vem com o Compromisso de Serviço Mitsubishi, que oferece uma garantia de série de 5 anos ou 100.000 km. Além disso, inclui uma garantia anticorrosão de 12 anos e uma garantia para a bateria de propulsão de 8 anos ou 160.000 km. Para garantir ainda mais tranquilidade aos proprietários, o pacote de Assistência Mitsubishi cobre assistência em viagem por 5 anos. Vendas em Portugal arrancam já no início do próximo mês de julho

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)