Mini Moke renasce em versão elétrica
Remember Mini Moke? Aquela espécie de kart de quatro lugares montado numa mecânica de Mini, que tanto furor fez nos anos setenta e que rivalizava com o Citroen Mehari?
Pois agora, e depois do e-Mehari, o Mini Moke está também de regresso em versão elétrica, com lançamento prometido no mercado americano ainda para este mês. Embora os franceses já tivessem reinventado o Moke em versão elérica, o e-Moke americano promete fazer furor. Afinal, estamos em plena moda de elétricos.
O e-Moke respeita a carroçaria do original Mini Moke, mas é um carro tecnicamente novo e adaptado aos tempos atuais, com cintos de segurança, espelhos retrovisores e outros quesitos de segurança que não eram exigidas há 50 anos atrás. Estará disponível em oito cores diferentes, desde os básicos vermelho, azul, preto ou branco, a propostas mais coloridas, como o cor-de-rosa ou o laranja.
O motor elétrico garante uma autonomia de 64 a 145 quilómetros, dependendo do tipo de baterias (gel ou lítio) e uma velocidade máxima de 40 quilómetros por hora. Suficiente para trajetos curtos sem pressas, mas sem qualquer sentido para uma ugilização normal no dia-a-dia. O carregamento das baterias faz-se entre 6 ou 8 horas numa tomada doméstica vulgar.
Nos EUA, o e-Moke custa 15.975 dólares, um pouco mais de 14,6 mil euros.
Álvaro Mendonça
0 comentários