Battista Targamerica: Encomenda de luxo
Morgan Plus Four: O legado de mãos dadas com os avanços tecnológicos

Midsummer: A colaboração entre a Morgan e a Pininfarina

By on 17 Maio, 2024

A Morgan Motor Company e a Pininfarina S.p.A. revelaram o Midsummer, um veículo de edição limitada construído em carruagem que celebra os designs europeus de barchetta.

Limitado a 50 unidades, o Midsummer mostra a colaboração entre a Morgan e a Pininfarina, fundindo a silhueta intemporal da Morgan com uma qualidade artesanal excecional. O automóvel baseia-se na Plataforma de Alumínio Ligado CX-Generation da Morgan, com um motor turbo de seis cilindros e uma transmissão automática de oito velocidades. Este projeto especial realça a flexibilidade do design da Morgan e a perícia dos artesãos que fabricam cada elemento do automóvel.

Dois nomes míticos

O projeto Midsummer, uma colaboração entre a Morgan Motor Company e a Pininfarina S.p.A., surgiu do desejo da Morgan de criar veículos especiais de tiragem limitada com base na sua plataforma de alumínio ligado CX-Generation. Este projeto celebra o design distintivo da Morgan, ao mesmo tempo que o desenvolve através de uma paixão partilhada pela construção de carroçarias e carros desportivos únicos.

Com origem numa conversa casual, a colaboração envolveu uma extensa exploração mútua da herança, filosofia e objetivos futuros de cada marca. O resultado é um impressionante design de barchetta que se mantém fiel aos princípios da Morgan, incorpora o estilo de design da Pininfarina e antevê futuros elementos de design da Morgan. O Midsummer enfatiza a exposição aos elementos e uma ligação crua à máquina, oferecendo uma experiência de condução sensorial sem paralelo.

Inspirado nos anos 30 e 40

O Midsummer apresenta um design que brilha a partir do ângulo de três quartos da traseira, mostrando uma nova superfície e uma linha de ombro distinta. Inspirado no design automóvel do final dos anos 30 e início dos anos 40, o Midsummer combina proporções delicadas, mas exageradas, reminiscentes dos estilos icónicos da Pininfarina, com elementos de design Morgan em evolução.

As melhorias aerodinâmicas são evidentes nas asas modificadas e nos volumes dianteiros e traseiros únicos, melhorando o desempenho e a estética. As jantes forjadas leves de 19 polegadas e os novos pneus Michelin Pilot Sport 5 contribuem para um visual adequado à época e para uma dinâmica melhorada. As soleiras em aço inoxidável moldadas à mão, os novos farolins traseiros e os faróis com a assinatura da Morgan completam o design exterior.

O cockpit mantém a vista do capot longo, caraterística da Morgan, com diferenças subtis, incluindo persianas reinterpretadas e novos mostradores analógicos. O volante e o sistema áudio Sennheiser também foram atualizados.

O estilo barchetta do Midsummer, com um peso seco alvo de apenas 1.000 kg e amortecedores Nitron ajustáveis, proporciona uma experiência de condução crua e visceral que liga o condutor ao que o rodeia, incorporando a essência dos automóveis desportivos Morgan.

Tradição e modernidade

O Midsummer eleva a perícia artesanal e a tecnologia moderna da Morgan, mostrando a inovação da engenharia para alcançar o seu design marcante. A Morgan liderou a engenharia, trabalhando em estreita colaboração com a Pininfarina. Exclusivamente para a Morgan, os mestres artesãos colaboraram com as equipas de engenharia, utilizando ferramentas modernas, como o software CAD, juntamente com as competências tradicionais. Os painéis da carroçaria em alumínio moldados à mão, que demoram mais de 250 horas a produzir, reflectem uma maior complexidade do que outros modelos Morgan. A produção dos 50 exemplares terá início no terceiro trimestre de 2024 na fábrica da Morgan em Pickersleigh Road, sendo que cada veículo requer um tempo de produção alargado. A produção começa em 2024, no 115º aniversário da Morgan, e termina em 2025. O automóvel estrear-se-á publicamente no Festival de Velocidade de Goodwood de 2024, em julho.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)