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Metade dos carros novos são SUV: em 10 anos multiplicaram por 5 a quota de mercado

By on 8 Julho, 2023

É extraordinário o sucesso dos SUV (Sport Utility Vehicles) que em 10 anos aumentaram cinco vezes a sua presença no mercado. A imagem de veículos utilitários robustos projetados principalmente para uso off-road e tarefas pesadas mudou por completo. Hoje em dia são ‘a menina dos olhos’ de metade dos compradores…

Só mesmo olhando para um ‘filme’ com alguns anos de dados se podem tirar conclusões seguras, e olhar para os gráficos de novos carros por segmento na Europa na última década percebe-se claramente como mudaram as preferências das pessoas. Por exemplo, os SUV significam agora 49% dos novos carros na Europa, quando há 10 anos a sua percentagem era cerca de cinco vezes menor.

No segmento A+B, dos carros mais pequenos, citadinos e utilitários, o seu mercado é atualmente de 22%, menos de metade dos SUV quando há 10 anos era quatro vezes maior.

Já o segmento C (familiares compactos) não se tem alterado tão significativamente, embora tenha perdido quota para os SUV, também. É atualmente de 15%, e estava bem acima dos 20% há 10 anos.

O Segmento D (Familiares médios/Executivos médios) é hoje em dia de 6%, caiu para cerca de metade, enquanto os MPV, monovolumes, neste caso cairam de 15% para 5%.

O Segmento de Luxo (E+F) caiu para metade. É de 2%.

Esta comparação é curiosa noutro aspeto, pois apesar da crise na altura, o mercado em 2013 ainda consegue estar acima do de 2023, que também vive em crise, por todos os motivos que se conhecem.

Enorme mudança de imagem

A história dos SUV (Sport Utility Vehicles) é simples. Eram carros grandes, muito para uso off-road e tarefas pesadas, normalmente de tração às quatro rodas, carroçarias altas e suspensão resistente. Mas ao longo do tempo evoluíram para se adaptar às necessidades dos consumidores e tornaram-se cada vez mais populares como veículos de uso diário.

São muito versáteis, pois ainda conseguem oferecer algum prazer de condução na mesma medida em que oferecem mais conforto e espaço amplo para passageiros e bagagens, permitindo que as famílias tenham tudo isso.

São também percecionados como como veículos mais seguros devido à sua carroceria mais alta e robusta, a sensação de estar acima do nível da estrada e a visibilidade melhorada são consideradas vantagens de segurança pelos consumidores.

Têm maior capacidade de enfrentar condições variadas, e oferecem melhor desempenho em condições adversas do que carros do segmento C, mais tradicionais.

O estilo e status também conta, pois os SUV têm uma aparência robusta e imponente, o que também atrai os consumidores.

Quanto ao conforto e tecnologia, sem dúvida, os SUVs modernos são projetados com foco no conforto dos passageiros e na tecnologia a bordo embora isso seja extensível a outras gamas.

Por fim, um ponto menos bom, pois o impacto ambiental destes carros é bem maior, são maiores, mais pesados e consomem mais combustível em comparação com carros mais pequenos. Seja como for, a diferença é cada vez menor, embora o peso tenha sempre grande impacto no consumo.

É quase um ‘case-study’, ou se calhar não é assim tão estranho, pois talvez tenha sido um efeito bola-de-neve em que os construtores sentem que os SUV estão a ganhar ‘tração’ e dedicam ainda mais atenção a esses carros, o que depois se reflete nas vendas…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)