Mercedes revela novo CLA que promete ser o mais desportivo das berlinas compactas
Apresentado no Consumer Eletronics Show (CES) de Las Vegas, o Mercedes CLA deverá chegar ao mercado nacional no primeiro trimestre de 2019, prometendo ser a berlina compacta mais desportiva.
O novo CLA é uma evolução do anterior modelo e recebe todas as novidades do Classe A, estando disponível com tração dianteira ou integral e dois sistemas de suspensão traseira. O CLA 250, o modelo apresentado no CES, tem o motor 2.0 litros turbo a gasolina com 234 CV com uma caixa automática de sete velocidades. O resto da gama reflete a do Classe A, ou seja, motores a gasolina com 1.3 litros (135 e 165 CV), 2.0 litros (190 CV) e 1.5 diesel com 115 CV e 2.0 litros diesel com 150 e 190 CV. A suspensão traseira pode ser de eixo de torção ou independente multibraços, com as jantes a oscilarem entre as 16 e as 18 polegadas.
Olhando para a folha de especificações, percebemos que o CLA está mais comprido 48 mm que o anterior modelo (4688 mm) e 53 mm mais largo (1830 mm), com a distância entre eixos a crescer 30 mm para os 2729 mm. Estas renovadas dimensões e um centro de gravidade rebaixado, melhoram a dinâmica do carro.
Olhando para o estilo, o CLA bebe inspiração no Classe A, na frente, e muito do CLS na traseira. O capô exibe duas nervuras, a traseira um desenho muito limpo e a lateral não tem nervuras. O carro é muito esguio e perfilado, resultado dai um coeficiente de arrasto de 0,23, apesar de uma área frontal maior. Com portas sem moldura e um tejadilho fortemente arredondado.
O interior do CLA decalca o Classe A, mas com as majoradas dimensões e a maior distância entre eixos, o espaço para as pernas atrás aumentou 1 mm, a largura á altura dos ombros cresceu 22 mm, à altura dos cotovelos subiu 44 mm e espaço para a cabeça cresceu 3 mm. Crescimento pálido a que se junta uma diminuição de 10 litros do volume da bagageira de 470 para 460 litros.
Sendo o carro da sua gama que tem os consumidores com a mais baixa média de idades, a Mercedes deu ao interior do CLA algumas diferenças para o Classe A, nomeadamente no arranjo dos ecrãs dos instrumentos e do sistema MBUX com reconhecimento de voz. As escolhas de cores também refletem a maior juventude dos clientes do CLA. Um sistema que lê os gestos para o controlo de algumas funções e que é capaz de identificar se é o passageiro ou o condutor que está a mexer nos controlos, será oferecido no CLA.
Algumas dos sistemas de ajuda à condução do Classe S são aplicadas ao CLA, pelo que o modelo terá a possibilidade de ter condução semi-autónoma. O CLA tem travagem de emergência autónoma, manutenção na faixa de rodagem, aviso de transposição inadvertida de faixa e Pre Safe Plus, que deteta um impacto iminente na traseira e prepara o veículo para o impacto.
Como sucedeu com o Classe A, o CLA será vendido no lançamento como Edition1 que oferecerá algumas coisas que farão parte de uma versão AMG. A gama CLA será alargada com a versão Shooting Brake e variantes AMG com o topo a ser o A45 AMG que terá a mesma mecânica do A45 AMG, sendo certo que a versão “descafeinada” com 305 CV, CLA35 AMG, será produzida.
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