Mercedes GLE 53 AMG 4Matic: duplo turbo e hibridização
Pode não ser um modelo de topo da AMG, mas este GLE 53 AMG 4Matic não deixa créditos por mãos alheias com potência mais que suficiente. A revelar em Genebra.
O Mercedes GLE 53 AMG 4Matic está equipado com um motor de 6 cilindros em linha com 3.0 litros, duplo turbo e um motor elétrico EQ Boost. O sistema “mild hybrid” da Mercedes é composto por um motor de arranque/alternador que é, também, um motor elétrico.
Contas feitas ao motor de combustão interna e ao EQ Boost, a unidade de potência debita 435 CV e 520 Nm de binário, tendo disponível uma reserva de 22 CV e 250 Nm de binário, oferecidos pelo EQ Boost. Tudo isto permite que a aceleração 0-100 km/h em 5,3 segundos e uma velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/h.
Como funciona o sistema EQ Boost?
Tudo tem base num motor elétrico que está alojado num conjunto motor de arranque/alternador, que está localizado entre o motor e a caixa AMG Speedshift TCT-9, com nove velocidades. O sistema de tração integral AMG Performance 4Matic+, tem um sistema que permite monitorizar, permanentemente, a distribuição do binário, tendo capacidade para faze-lo variar de roda para roda, consoante as condições de piso e melhorando a tração nessas situações.
O Mercedes GLE 53 AMG 4Matic está equipado, também, com um sistema de suspensão pneumática, que oferece três regulações diferentes: Comfort, Sport, Sport+, sendo adicionados dois modos extra, pensados para o andamento fora de estrada: “Trail” e “Sand”. A suspensão também incorpora um sistema de auto nivelação nos dois eixos, mantendo uma altura ao solo constante independentemente da carga a bordo. Também pode o utilizador elevar a carroçaria até 55 mm acima do nível normal.
O visual do Mercedes GLE 53 AMG 4Matic é, necessariamente, agressivo e musculado, com a aplicação da grelha Panamericana (já vista em outros AMG), muitas entradas de ar (umas falsas e outras funcionais), cavas das rodas sublinhadas e uma traseira com um extrator que alberga quatro saídas de escape redondas.
Já no interior, o sistema Mercedes MBUX é oferecido de série e o painel de instrumentos decalca aquilo que a casa alemã tem feito nos modelos AMG, até nos grafismos do painel de instrumentos e do sistema de info entretenimento. Pele e materiais de qualidade não faltam dentro do GLE 53 AMG e frente ao condutor está um volante AMG, pequeno, grosso e com um desenho ligeiramente diferente dos restantes volantes da casa de Estugarda. Quanto a preços, só mais para diante se saberá.
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