Mercedes GLB recebe versão AMG 35 4Matic com 306 CV
O novo GLB da Mercedes já tem uma versão mais desportiva com chancela AMG graças à utilização do bloco 2.0 litros com 306 CV. Foi apresentado em Frankfurt.
O motor é o mesmo que equipa o A35 AMG, um bloco de 2.0 litros sobrealimentado que debita 306 CV e 400 Nm de binário, que está acoplado a uma caixa de 8 velocidades de dupla embraiagem (AMG Speedshift DCT 8G), exibindo tração integral AMG Performance 4Matic e performances muito interessantes com o exercício de aceleração 0-100 km/h a ser feito em 5,2 segundos (velocidade limitada aos 250 km/h). No que toca aos consumos, os valores oscilam entre os 7,5 e 7,6 l/100 km com emissões de CO2 entre 171 e 173 gr/km.
Para ajudar o condutor, o GLB 35 AMG tem cinco modos de condução agrupados no AMG Dynamic Select: Slippery, Comfort, Sport, Sport+ e Individual. Estes alteram de forma sensível os parâmetros da resposta do motor, funcionamento da caixa de velocidades, suspensão e direção. O primeiro está desenhado para condições de baixa aderência, reduzindo a potência e modificando a curva de binário. As passagens de caixa sãpo mais suaves, previligeia o “short shift”, ou seja, passagens de caixa antecipadas tudo focado na estabilidade. Já o modo Comfort quer dizer isso mesmo, ou seja, condução confortável e económica graças ao engrenamento prematuro de mudanças superiores. A suspensão e a direção são ajustadas para oferecer o máximo conforto e o sistema start/stop está sempre ligado.
Quando falamos dos modos Sport e Sport+, falamos de agilidade e prazer de condução com uma afinação desportiva do motor e da caixa de velocidades, desligando-se o sistema stop/start. Finalmente, o modo Individual permite personalizar de forma individual os parâmetros alteráveis pelos modos de condução, gravá-los e usá-los quando entender. O sistema tem a função roda livre nas definições da transmissão “Reduced” e “Moderate”.
Para lá disso, há ainda as funções Basic e Advanced, automaticamente ativadas pelo programa de transmissão e atuam sobre o sistema de distribuição de binário da tração integral, as características da direção e do ESP. O modo Basic está ligado aos modos Slippery e Comfort, o Advanced ao programa Sport.
A tração integral varia entre a pura tração dianteira 100/0 até aos 50/50 de repartição entre o eixo dianteiro e o traseiro. O ESP tem três níveis de atuação que influenciam os modos de condução e de tração. Os travões foram melhorados com elementos AMG e no que toca ao estilo, o GLB recebe o habitual tratamento AMG: a grelha dianteira da AMG é usada pela primeira vez num modelo 35, os para choques são específicos, difusor traseiro, escape de ponteira dupla, spoiler de tejadilho, jantes AMG de 19 polegadas (disponíveis como opção unidades de 20 e 21 polegadas).
No interior, o GLB conta com tudo o que conhecemos da versão “normal” e também com o MBUX (Olá Mercedes!), mas com o tratamento AMG. O carro conta com os sete lugares das versões menos desportivas.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários