Mercedes Classe E 300 e Limousine – Ensaio Teste
Novo Mercedes-Benz Classe G: A tradição ainda é o que era

Mercedes GLA renovado com um novo visual e mais equipamento de série

By on 22 Março, 2023

A atual geração do Mercedes-Benz GLA foi lançada em 2020, mas a marca germânica renovou o SUV compacto apresentando um novo visual e tecnologia atualizada, com inúmeras inovações e equipamento de série mais extenso, mas há também grandes mudanças para as opções da unidade motriz, que agora são eletrificadas na gama a gasolina.

O GLA apresenta um novo design frontal e traseiro, faróis LED High Performance, bancos de conforto em ARTICO/tecido, volante em pele e ecrã multimédia de 10.25 polegadas de série, uma nova geração do MBUX e pack Assistência à Condução atualizado, assim como cadeias cinemáticas eletrificadas e cadeia cinemática híbrida adicionalmente desenvolvida.

A nova grelha do radiador confere um carácter mais imponente ao SUV alemão, tendo ainda alguns genes de modelos TT com o novo desenho do para-choques dianteiro com proteção inferior. A este pormenor acrescenta-se a assinatura de iluminação mais moderna dos faróis dianteiros LED High Performance de série e os farolins traseiros em LED. A Mercedes-Benz alarga ainda o leque de opções com a nova pintura azul Spectral e quatro modelos de jantes adicionais. De base o novo GLA vem equipado com jantes de liga leve de 17 polegadas e cinco raios duplos, com acabamento em preto brilhante. Como opção estão também disponíveis jantes de 18 a 20 polegadas.

A Mercedes-Benz apresenta também um novo ‘look’ no interior do GLA. Dois ecrãs independentes são um dos destaques. O primeiro é um ecrã de 7 polegadas e o segundo de 10.25 polegadas de série, para o painel de instrumentos e ecrã multimédia, respetivamente. Há ainda a opção de dois ecrãs de 10.25 polegadas que conferem uma aparência de ecrã largo.

O volante da atual geração é revestido em pele e é de série. Em alternativa, como opcional desta geração, está disponível em pele sintética ARTICO, e pela primeira vez, o sistema de aquecimento do aro do volante está também disponível para a linha de equipamento AMG Line.

Há ainda a opção de revestir os bancos – o GLA é equipado de série com bancos de conforto com pele sintética ARTICO e tecido preto – com cinzento sage e a linha de equipamento Progressive oferece três cores para o interior: preto, bege macchiato e cinzento sage. Na linha de equipamento AMG Line, o revestimento de série dos bancos está disponível numa nova cor, aumentando as opções para quatro cores.

O equipamento de série do GLA não se fica por aqui. O equipamento básico já inclui Assistente de Luzes de Máximos, uma câmara de marcha-trás e o pack USB. A partir da linha de equipamento Progressive, os clientes também recebem o pack Parking e o pack Espelhos. Outros equipamentos funcionais estão agrupados em packs de acordo com as escolhas habituais dos clientes.

O GLA agora também integra a última geração do Sistema multimédia da Mercedes-Benz MBUX, enquanto todas as funções anteriores como Multimédia, Telefone, Veículo, etc., continuam disponíveis e podem ser convenientemente operadas através do ecrã tátil ou dos interruptores táteis no volante. Uma nova característica é a conectividade sem fios com smartphones através do Apple CarPlay ou do Android Auto. Para uma maior conectividade, o GLA está agora equipado com uma porta USB-C adicional e uma maior potência de carregamento por USB. Todas as portas USB são agora iluminadas.

Para reduzir ainda mais o consumo de combustível e as emissões, a gama de motores a gasolina do novo GLA foi totalmente eletrificada. A gama inclui motores de quatro cilindros com caixa de velocidades de dupla embraiagem de sete ou oito relações como equipamento de série. As versões híbridas parciais estão equipadas com sistema elétrico de bordo de 48 V adicional para o motor de arranque / alternador. A sua potência suplementar de 10 kW disponível por breves momentos confere ao modelo uma maior agilidade durante o arranque. O motor de arranque / alternador também permite aumentar o conforto: além da baixa vibração e do baixo ruído durante o arranque do motor de combustão, também permite circular em roda livre com o motor de combustão desligado. Além disso, durante as manobras de travagem e de aceleração, o motor de arranque/alternador recupera energia e desta forma alimenta o sistema elétrico de bordo de 12 V e a bateria de 48 V.

A cadeia cinemática híbrida plug-in adicionalmente desenvolvida do GLA 250e tem um maior desempenho. A maior percentagem de energia útil da bateria de alta tensão aperfeiçoada também, dá origem a uma maior autonomia elétrica. A potência do motor elétrico foi aumentada em 5 kW para 80 kW, enquanto a potência do sistema permanece igual. Para carregar a bateria continuam disponíveis três opções: além da potência de 3.7 kW de série, a bateria pode agora ser carregada opcionalmente com corrente alternada com uma potência de até 11 kW. Adicionalmente, é possível carregar a bateria com corrente contínua com uma potência de até 22 kW. Esta solução permite reduzir os tempos de carregamento.

O motor diesel de 2.0 litros e quatro cilindros combina funcionamento suave, com uma entrega espontânea de potência e um baixo consumo de combustível. Está disponível em três níveis de potência e de binário.

Resumo dos dados técnicos dos motores:

Híbrido plug-in   GLA 250 e
Cilindrada cm³ 1.332
Potência máxima do motor a gasolina kW/CV 120/163
às 1/min 5.500
Binário máximo do motor a gasolina Nm 270
Potência máxima do motor elétrico kW/CV 80/109
Binário máximo do motor elétrico Nm 300
Potência do sistema kW/CV 160/218
Binário do sistema Nm 450
Capacidade nominal da bateria kWh 11,5
Consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP provisório) l/100 km 1,4-1,1
Emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas (WLTP provisório) g/km 31-24
Consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado (WLTP provisório) kWh/100 km 23,8-21,1
Autonomia elétrica (WLTP provisório) km 62-70
Motor a gasolina   GLA 200
Cilindrada cm³ 1.332
Potência máxima kW/CV 120/163
às 1/min 5.500
Potência suplementar kW/CV 10/14
Binário máximo Nm 270
Consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP provisório) l/100 km 7,3-6,6
Emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas (WLTP provisório) g/km 167-151
Diesel   GLA 180 d GLA 200 d GLA 220 d

4MATIC

Cilindrada cm³ 1.950 1.950 1.950
Potência máxima kW/CV 85/116 110/150 140/190
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