Mercedes ex-Rei Juan Carlos procura novo dono
Todos os dias podemos encontrar inúmeros carros em leilão, mas, certamente, só muito raramente encontraremos um com um currículo de Família Real… literalmente. É precisamente isso que acontece com o Mercedes-Benz 450 SEL que se encontra em leilão na plataforma Catawiki. O modelo foi utilizado pelo Rei Juan Carlos no final da década de 70, tendo sido um dos escolhidos para as deslocações da Família Real Espanhola pelo país.
No fundo, esta é uma oportunidade de ter na garagem um carro com muita história. Dá que pensar e os interessados podem fazê-lo até às 19h00 do dia 10 de setembro, último dia para… ‘dar’ tudo para o obter. Segundo os especialistas da Catawiki, estima-se que o valor em leilão possa chegar aos cerca de 40 mil euros.
Para fazer uma oferta basta ir ao site da Catawiki. O utilizador que no final do leilão fizer a última oferta com o valor mais elevado será o novo proprietário do veículo. Neste link poderá aceder ao leilão – www.catawiki.pt/MercedesReal.
Quilómetros de História
Este é um modelo foi utilizado no final dos anos 70 pela Família Real Espanhola para as suas visitas oficiais pelo país. Para que não haja dúvidas, o modelo tem um certificado de autenticidade emitido pela própria Casa Real Espanhola, conforme explica Alejandro Sánchez, Diretor-geral da Catawiki em Portugal: “Trata-se do carro que acompanhou o monarca espanhol e a sua esposa, a Rainha Dona Sofia, nos atos e visitas oficiais em todo o território espanhol no final dos anos 70. Sabemos que naquela época a Casa Real adquiriu vários Mercedes e este é um deles porque a sua autenticidade foi certificada pela própria instituição. A história inerente ao carro torna-o num objeto bastante desejado, sobretudo por colecionadores.”
Segurança em primeiro lugar
Dada a sua função de altíssima responssabilidade, este Mercedes tem características particulares e peculiares. Em primeiro lugar está totalmente blindado, o que faz ascender o seu peso a mais de 2230 kg. A suspensão é hidráulica e permite-lhe suportar todo o peso. Já o comprimento ronda os cerca de cinco metros. Na parte superior, o carro conta com um equipamento especial, através de um tejadilho deslizante sobre os assentos traseiros, que os monarcas utilizavam para cumprimentar as pessoas. Durante os primeiros anos de circulação não foi registado, tendo sido utilizado com as placas com o símbolo da coroa. O carro foi recentemente registado como veículo histórico.
Apesar de ter já mais de 39 anos, segundo a Catawiki, o modelo encontra-se em perfeitas condições e está totalmente funcional. Conta cerca de 160 mil quilómetros percorridos e foi recentemente restaurado com estofos novos. O veículo conserva as bandeiras e porta-bandeiras originais, bem como a sirene acústica.
André Duarte
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários