Mercedes-Benz recebeu autorização dos EUA: Drive Pilot Nível 3, sem mãos no volante…
Os ‘condutores’ estão cada vez mais perto de se entregarem aos desígnios da funcionalidade autónoma Drive Pilot, e agora foi dado mais um passo nesse sentido: a Mercedes-Benz celebra um marco importante ao ser o primeiro fabricante de automóveis a receber a aprovação dos Estados Unidos para a implementação de um veículo com sistema de condução condicionalmente automatizada SAE Nível 3, o que significa que podemos tirar as mãos do volante e até os olhos da estrada em determinadas condições. Um dia havemos de o conseguir, mas até que ponto o condutor está preparado para abdicar desse controlo?
A Mercedes-Benz está preparada para lançar a sua versão de produção do Drive Piloto nos Estados Unidos, sistema para a condução condicionalmente automatizada, para uma série limitada do modelo EQS limousine equipado com sistema de condução automatizada SAE Nível 3, nos estados da Califórnia e do Nevada.
No início de 2024, a Mercedes‑Benz planeia lançar mais modelos equipados com sistema Drive Pilot, designadamente o EQS Limousine e o Classe S, através de determinados concessionários autorizados Mercedes-Benz nos estados da Califórnia e do Nevada.
Os estados da Califórnia e do Nevada são os primeiros dois estados a aprovar o sistema e a emitir a certificação para a sua utilização nas principais vias rápidas. Embora o quadro regulamentar varie consoante o estado, a Mercedes-Benz tenciona alargar a disponibilidade desta nova tecnologia revolucionária a outros mercados dos Estados Unidos no futuro.
Drive Pilot: sistema SAE Nível 3 para condução condicionalmente automatizada
O sistema Drive Pilot representa uma tecnologia inovadora que permite que o veículo assuma a tarefa de condução dinâmica até velocidades de 40 milhas por hora em troços de vias rápidas adequados e em condições de trânsito intenso. Uma vez ativado, o Drive Pilot controla a velocidade e a distância, conduzindo facilmente o veículo na sua faixa de rodagem. Durante uma viagem com condução condicionalmente automatizada, certas aplicações do veículo podem ser ativadas no ecrã central, o que não seria possível se o veículo fosse conduzido pelo condutor.
A segurança continua a ser fundamental nesta inovação da Mercedes-Benz, que impõe elevadas exigências à fiabilidade do funcionamento. Drive Pilot baseia-se nos sensores do pacote Assistência à Condução e inclui sensores adicionais que a Mercedes-Benz considera indispensáveis para uma condução condicionalmente automatizada.
Estes incluem o sensor LiDAR, uma câmara no vidro traseiro e microfones para detetar veículos de emergência médica ou de forças policiais, bem como um sensor de deteção de humidade na estrada instalado na cava de uma roda. Um veículo equipado com Drive Pilot também integra atuadores redundantes da direção e dos travões, e ainda um sistema elétrico de bordo redundante para assegurar a capacidade de manobra na eventualidade de um destes sistemas avariar. Estes sistemas redundantes ajudam a garantir uma transferência segura da tarefa de condução para o condutor.
O Drive Pilot será instalado nos modelos EQS e Classe S, podendo ser ativado através dos serviços Mercedes me connect nos Estados Unidos, a um preço a partir de $2,500 (as opções adicionais serão anunciadas posteriormente). Considerando o avanço da tecnologia, este protocolo de ativação assegura que os clientes são informados das capacidades do sistema no momento da ativação do sistema SAE Nível 3. Devido ao avanço contínuo da integração de software, um produto disponível por subscrição também proporciona aos clientes a flexibilidade de escolher as opções que melhor se adequam às suas necessidades individuais. Por exemplo, se um cliente mudar de residência para outro estado ou região sem acesso a vias rápidas habilitadas para o sistema SAE Nível 3, tem a opção de não renovar a subscrição.
Sistema de posicionamento de alta precisão para operar o Drive Pilot
A localização exata de um veículo Mercedes‑Benz equipado com Drive Pilot é determinada utilizando um sistema de posicionamento de alta precisão, que é muito mais avançado do que os sistemas GPS convencionais. É de tal forma rigoroso que consegue determinar a posição do veículo com uma tolerância de erro de algumas polegadas. Além dos dados anónimos recolhidos pelo sensor LiDAR, pela câmara e pelos sensores ultrassónicos, um mapa digital de alta resolução fornece uma imagem tridimensional da estrada e da zona circundante. Este mapa inclui informações sobre a geometria da estrada, as características do percurso, os sinais de trânsito e acontecimentos especiais de trânsito (por exemplo, acidentes, zonas de obras rodoviárias ou zonas de construção). Os dados do mapa são armazenados em centros de dados e são atualizados constantemente. Cada veículo também armazena uma cópia dos dados deste mapa a bordo, compara-os constantemente com os dados no servidor e atualiza o conjunto de dados locais conforme necessário.
Considerações para o futuro: luzes de marcação de condução automatizada
A Mercedes-Benz integra aspetos sociais e éticos no desenvolvimento da condução automatizada e considera importante informar todos os condutores, através de uma representação visual, quando a função de condução automatizada é ativada. Como resultado, a Mercedes-Benz desenvolveu Luzes de Marcação de Condução Automatizada especiais de cor turquesa (baseadas na prática recomendada pela norma SAE J3134) que identificam quando o Drive Pilot está ativado.
Atualmente, não existe quadro regulamentar nos Estados Unidos para implementar esta tecnologia.
O código de estrada nacional e o quadro regulamentar requerem uma maior adaptação a uma norma comum. Estão em curso discussões com várias agências estatais e federais, e a Mercedes-Benz irá adaptar a arquitetura do sistema Drive Pilot de acordo com as normas definidas à medida que estas evoluem.
Conformidade legal na estrada
A Mercedes-Benz exige que a nova tecnologia apresentada nas estradas públicas cumpra todos os requisitos regulamentares. Uma equipa interdisciplinar, composta por peritos técnicos, legais, éticos, de certificação e de segurança, trabalhou em conjunto no processo de desenvolvimento, traduzindo o código de estrada em software. A Mercedes-Benz cumpre as disposições de acordo com a Ordem Geral Permanente da NHTSA que regula os veículos equipados com ADS.
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