Mercedes-Benz Classe E foi o escolhido para estrear a nova geração do MBUX
A próxima geração do Mercedes-Benz Classe E vai revolucionar a forma como vivemos a bordo de um automóvel, através de um design muito mais envolvente e uma experiência de utilização mais imersiva e interativa.
Prevista para o verão deste ano, a série 214 do Mercedes-Benz Classe E pretende dar um enorme passo no que diz respeito ao ambiente a bordo e à experiência de utilização dos sistemas multimédia ou, como a marca gosta de lhe chamar, o MBUX. Para isso, o funcionamento do sistema passa a ser muito mais baseado em software e menos em hardware, o que permite uma maior personalização de atualizações futuras. Todas as funções de computação de domínios que anteriormente estavam separados, passam agora a estar centradas num novo computador central muito mais potente, dando origem a uma transmissão de dados muito mais rápida e precisa, que se reflete no desempenho do sistema.
Ainda assim, as novidades são mais que muitas, mesmo em termos de hardware. Com a adição do Pack MBUX Entretenimento Plus, por exemplo, que estará disponível para o novo Classe E, estará incluído um conjunto de hardware, mas também os serviços Mercedes me connect e o pacote de dados de um operador de comunicações móveis que, dependendo do mercado, poderá incluir um módulo de comunicações com 5G, permitindo uma transferência de dados muito mais rápida.
Esta é apenas a ponta do iceberg no que diz respeito à quantidade de novidades que o novo Classe E vai integrar neste capítulo. Mas no caso de querer descobrir muito mais do que a marca tem previsto para este novo modelo, aqui ficam todas as informações disponibilizadas pela Mercedes-Benz.
A música torna-se visível: visualização de som. Com a nova Iluminação Ambiente Ativa com Visualização de Som, os ocupantes do novo Classe E podem experimentar música com três sentidos: a música em geral e o som de aplicações podem ser ouvidos (com tecnologia Dolby Atmos® se pretendido), sentidos (através de transdutores de ressonância do opcional sistema de som surround Burmester® 4D) e agora também “visualizados”. A visualização ocorre na faixa de luz da Iluminação Ambiente Ativa (opcional). Por exemplo, músicas com batida rápida podem causar rápidas variações de luz, enquanto os ritmos normais podem criar combinações suaves de ambientes de iluminação.
A experiência de entretenimento para o passageiro dianteiro é sempre impressionante. No seu display opcional, o passageiro dianteiro pode assistir a conteúdo dinâmico como TV, transmissão de vídeo, mesmo quando o condutor está ao volante e a olhar para o display, uma vez que a imagem é comutável. A função avançada de ocultação visual baseada em câmara reduz o brilho da imagem do display e desta forma reduz o perigo de distração do condutor.
O programa de entretenimento no Classe E é o mais interativo até à data. Os especialistas de software na Mercedes-Benz desenvolveram numa nova camada de compatibilidade que permite instalar aplicações de terceiros. As seguintes aplicações estão disponíveis no display central a partir do lançamento do Classe E: a plataforma de entretenimento “TikTok”, o jogo “Angry Birds”, a aplicação de colaboração “Webex”, a aplicação de videoconferência “Zoom” e o navegador “Vivaldi”. Além disso, a plataforma de entretenimento ZYNC (opcional) oferece streaming de vídeo, conteúdos sob pedido, experiências interativas, programas locais de vídeo, desporto, notícias, jogos e muito mais no display central e no display do passageiro, através de uma interface de utilizador.
Outra funcionalidade nova é a presença de uma câmara de selfie e de vídeo (parte integrante do opcional MBUX Superscreen) no topo do tablier. Quando o automóvel se encontra parado, o condutor pode participar em videoconferências online através de, por exemplo, a Webex, e tirar fotografias e vídeos.
Com o MBUX, o conforto de utilização também é superior. Com a função “Just Talk”, o controlo inteligente por voz pode agora ser ativado sem a palavra-chave “Olá Mercedes”. Quando a função é ativada, um símbolo de microfone vermelho é apresentado no display. Isto indica que o automóvel está preparado e aguarda pelos comandos de voz.
Conforto acrescido no dia a dia: as rotinas. A Mercedes-Benz está a desenvolver a utilização de inteligência artificial por forma a que o automóvel aprenda quais os sistemas de conforto que os ocupantes utilizam frequentemente. Dadas as mesmas circunstâncias, o objetivo é automatizar tais funções com recurso a inteligência artificial. O resultado é a automação personalizada. A Mercedes-Benz utiliza o termo “rotina” nesta inovação, cujo desenvolvimento já se encontra num estado bastante avançado.
No lançamento do novo Classe E, os clientes poderão utilizar modelos para rotinas padrão. Os próprios clientes também terão a opção de criar rotinas. Ao fazê-lo, os ocupantes podem associar diversas funções e condições. Por exemplo, “Ligar o aquecimento do banco e regular a iluminação ambiente para a cor de laranja viva se a temperatura do ar interior for inferior a doze graus Celsius”.
Para melhorar o bem-estar: Energizing Comfort e Thermotronic com Controlo Digital das Saídas de Ventilação (ambos opcionais). Sons suaves, massagem revitalizante, luz estimulante – a Mercedes-Benz oferece um programa completo de bem-estar com vários programas Energizing Comfort configurados e recomendações individuais da função Energizing Coach. O Classe E traz consigo a estreia de uma nova funcionalidade: o programa de prevenção de enjoo por movimento do sistema Energizing Comfort ajuda a aliviar os sintomas dos passageiros afetados. A médio prazo está previsto o lançamento de uma função de resposta biológica para ser integrada no sistema Energizing Coach. Esta função pode reduzir a sensação de stress com exercícios de respiração.
Com o controlo do ar condicionado automático Thermotronic (opcional), o Controlo Digital das Saídas de Ventilação melhora a experiência de conforto. O sistema ajusta automaticamente as saídas de ventilação dianteiras para uma regulação de ventilação ideal. Isto pode ser realizado através do perfil de utilizador, por exemplo, em função da regulação do banco. Contudo, as saídas de ventilação também podem ser reguladas manualmente.
MBUX Superscreen com uma grande superfície de vidro e símbolos com novo design: o design do interior. Desportivo, alta qualidade e digital são atributos que descrevem o design do interior. O painel de instrumentos molda a experiência digital no interior. Se o Classe E estiver equipado com o display do passageiro dianteiro (opcional), uma grande superfície em vidro estende-se até ao display central. Dissociado deste está o display do painel de instrumentos de alta resolução no campo de visão do condutor.
Os símbolos principais no display central e no display do passageiro dianteiro (opcional) são agora mais simples e também estão codificados por cores para corresponderem aos mosaicos do smartphone. Isto permite ao condutor reconhecê-los ainda mais intuitivamente.
“O coração da marca” durante mais de 75 anos: história. Com mais de 17 milhões de automóveis vendidos desde 1946, o Classe E e os seus antecessores são o modelo mais vendido na história da Mercedes-Benz. Muitos consideram-no o “coração da marca”. A herança do Classe E remonta aos primórdios da marca alemã. Mesmo nos primeiros anos do século XX, a Mercedes-Benz AG dominava este segmento: os automóveis posicionados abaixo da classe de luxo, mas acima da classe de modelos compactos são uma parte integral do portfólio de modelos da Mercedes-Benz. Desde os anos 30 do século XX, os modelos tiveram designações que ainda soam familiares. Por exemplo, os modelos 200 (1933) e 230 (1936), bem como a variante diesel 260 D (W 138, 1936) – o primeiro automóvel ligeiro de passageiros do mundo equipado com motor diesel.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários