Mercedes-Benz atualiza o CLA e o CLA Shooting Brake no visual e equipamento
A gama CLA acaba de receber um conjunto de atualizações em termos de equipamento, mas também no seu desenho exterior e interior e até na gama de motores.
Em termos de estilo, o Mercedes-Benz CLA representa uma das alternativas mais acessíveis da marca da estrela, seja na versão Coupé ou na mais elegante Shooting Brake. No entanto, e especialmente no mundo automóvel e em gamas de grande produção e vendas, nada dura para sempre e são modelos que estão em constante evolução.
No caso do CLA, a Mercedes-Benz aproveitou também para ajustar o seu visual, através de pára-choques um pouco mais desportivos e com uma imagem atualizada, mas modernizou a grelha dianteira com a estrela ao centro para que todo o conjunto fique a combinar. Além disso, há também novos conjuntos de jantes com dimensões que podem chegar às 19 polegadas de diâmetro e novos tons para a carroçaria.
No habitáculo, a principal novidade está no facto de o CLA também já contar com a presença da faixa horizontal que combina os dois monitores da instrumentação e do sistema de multimédia, ambos com 10,25 polegadas de diâmetro nas versões mais equipadas. Tanto o volante como os assentos foram revistos em termos de materiais, com soluções de origem mais sustentável e mesmo nas versões AMG, há a possibilidade de optar pelo tecido de microfibras e em mais cores do que antes.
O nível de equipamento de série está agora mais completo, já contando com elementos como o sistema de iluminação totalmente em LED, por exemplo, mas também com o pacote de ligações com tomadas USB, o volante em pele e a camara traseira de ajuda ao estacionamento. Quanto à lista de opcionais, esta é agora ainda mais extensa do que acontecia até agora, sendo possível dotar o CLA, por exemplo, com o sistema de áudio Surround da Burmester com Dolby Atmos, em conjunto com a mais recente geração da MBUX, a interface entre o sistema e o utilizador, que inclui comandos convencionais ou vocais, se recorrermos ao assistente virtual que se ativa com a frase “Olá Mercedes”.
Na gama de motorizações, o maior destaque vai para a atualização do sistema híbrido plug-in, que conta agora com um motor de quase 110 cavalos e uma bateria com uma densidade energética acrescida, o que resulta numa autonomia superior de cerca de 80 quilómetros em modo puramente elétrico. Quando precisar da totalidade do sistema, são 218 os cavalos disponíveis e 270 Nm de binário.
Com três letrinhas apenas
A sigla AMG é uma daquelas que identificamos de imediato, seja na versão que confere apenas um visual mais desportivo às opções mais convencionais da gama, ou nas que são desenvolvidas quase de raiz para extrair o máximo potencial do chassis de cada modelo. No caso dos novos CLA e CLA Shooting Brake, e além das modificações de que já falámos acima, a escolha principal é feita entre a versão 35 AMG, equipada com um motor de 306 cavalos, ou a mais potente 45 S, com 421 cavalos, tração integral e prestações dignas de um verdadeiro desportivo, tais como os 4,1 segundos que demora a acelerar dos 0 aos 100 km/h ou os 270 km/h anunciados como a sua velocidade máxima.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários