Mercado português aposta mais nos PHEV e BEV que a média europeia
A ACEA lançou os dados dos novos carros matriculados na Europa em fevereiro e a comparação entre a média europeia e Portugal é interessante, mantendo-se na mesma trajetória que os números de janeiro.
Olhando para os números da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, verificamos que os motores a combustão continuam a ser a grande força do mercado com 35,5% das vendas na Europa. A realidade nacional mostra ainda ceticismo quanto à mobilidade elétrica e 43,8% dos novos carros em Portugal tinham motor a gasolina. No diesel, a tendência de queda mantém-se acentuada e na Europa 12,9% dos novos veículos eram o gasóleo. Em Portugal, essa queda é ainda mais acentuada, com 10,4% dos novos veículos a usarem diesel.
No que diz respeito à mobilidade eletrificada, 28,9% dos novos carros em fevereiro eram híbridos, mas em Portugal, apenas 9,9%, o que mostra uma diferença muito vincada. No entanto, o mercado nacional “compensa” com os PHEV (12,4% contra 7,3% da EU) e os BEV (16,3% contra 12% da EU). O mercado nacional também viu mais carros que usam outras fontes de energia (GPL, hidrogénio, etc) do que a União Europeia (7,1% face a 3,4%).
Em suma, Portugal continua a receber mais carros com motores térmicos, mas no que diz respeito à mobilidade elétrica, mostra um comportamento diferente, preferindo PHEV ou elétricos, a híbridos simples. O afastamento dos diesel é também mais acentuado no nosso país, que parece apostar mais em combustíveis alternativos, como o GPL.
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