Mercado dos usados continua no negativo
O mercado de usados continua no vermelho, com valores de procura abaixo da oferta. Os veículos elétricos são os únicos que continuam a registar cada vez mais procura.
Segundo o relatório mensal do Standvirtual, em novembro, verificou-se um crescimento de +16% na oferta do total de veículos usados, em relação ao período homólogo de 2022. Por outro lado, a procura apresenta um decréscimo geral de -14% face ao mesmo mês do ano passado, gerando assim uma dinâmica de mercado negativa (-30%).
Os veículos elétricos (+20%) e elétricos premium (+43%) são os únicos que registam um aumento da procura em novembro face ao ano passado, no mercado de usados. No que diz respeito à oferta, o maior crescimento é dos elétricos (+82%) e dos elétricos premium (+79%), em relação ao período homólogo de 2022.
A oferta de carros a gasolina e a diesel cresce (+25% e +3%, respetivamente) face ao mesmo mês do ano anterior. No entanto, há uma diminuição de procura nos carros a diesel e a gasolina (cerca de -16% em ambas as tipologias). Diesel (55%) e Gasolina (27%) mantêm-se as tipologias mais procuradas. Em novembro, veículos a gasolina são a única tipologia de combustível com maior oferta de anúncios (cerca de 31%) do que procura. Nas restantes, a procura iguala a oferta.
Veículos acima de 30.000€ são os únicos que revelam um ligeiro aumento de procura (+1%) em novembro, face ao mesmo período do ano passado. Já os veículos abaixo de 15.000€ e entre 15.000 a 30.000€, a procura desce em comparação ao período homólogo do ano anterior (-20% e -2%, respetivamente).
A oferta aumenta nos veículos acima de 30.000€ (29%), nos veículos de 15.000€ a 30.00€ (+27%) e nos veículos abaixo de 15.000€ (+7%), em relação a novembro passado. A categoria dos 10.000€ aos 25.000€ continua a registar o maior número de visualizações em novembro (37%) e de anúncios (54%). Já a procura cresce sobretudo nos carros de 1 a 3 anos (+10%). Nos veículos entre 3 a 5 anos está igual, mas diminui nos automóveis de 10 a 15 anos (-21%), nos veículos até 1 ano (-13%) e nos carros de 5 a 10 anos (-8%), face a novembro do ano passado. Carros com matrícula entre 2015 e 2016 são os mais visualizados em novembro (cerca de 10%), seguidos dos carros matriculados em 2019 e 2020 (cerca de 8%).
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários