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Mercado automóvel: Portugal cresceu 60.1%, UE cresceu 28.8s% em de março

By on 19 Abril, 2023

Olhando para os números do mês de março deste ano, e segundo os dados da ACEA, Associação Europeia de Construtores de Automóveis, comparar os números do mercado automóvel português face à média da União Europeia, é um exercício bastante interessante. Portugal cresceu em todos os tipos de ‘combustíveis’, face à média da União Europeia, e alguns casos, com crescimentos muito acima dessa média.

Convém sempre referir que há um ano o mercado de venda de automóveis novos em toda a Europa estava “muito em baixo” devido à crise na produção automóvel, e esta só deve estabilizar até final de 2023 com o mercado automóvel português a afundou 33,7% em 2022 face a 2019, segundo números da ACAP.

Tal como sucedeu com a União Europeia, daí que estas percentagens sejam agora muito mais altas do que seria ‘normal’. 

Seja como for, a prestação lusa tem sido boa. Senão, vejamos. Começando pelo total de ‘combustíveis’, Portugal cresceu 60.1% enquanto a UE cresceu 28.8s% no mês de março de 2023, face ao mesmo mês de 2022. De referir que estes números de março, não são muito diferentes do ‘acumulado’ dos três primeiros meses, janeiro a março. A tendência é a mesma em todas as áreas. 

Nos carros elétricos (VE), Portugal cresceu 108.4% e a UE 58%, nos Plug-In híbridos, Portugal cresceu 65.6% e a UE 4.3%, nos híbridos, Portugal cresceu 59.8s e a UE 38.1%, nos ‘outros combustíveis (fuel cell, gás natural, LPG, E85/ethanol, e outros) Portugal cresceu 51.3s e a UE 2.7%, na gasolina, Portugal cresceu 55.7%e a UE 29.9%, no Diesel, Portugal cresceu 32.8% e a UE 11.8%.

Nos carros elétricos, Portugal só tem oito países à frente, que tiveram percentagens maiores de crescimento, nos Plug-In, seis, nos híbridos, três, nos outros combustíveis, cinco, quatro na gasolina, três no diesel. No total, só dois países cresceram mais.

Contudo, para perceber melhor este crescimento, é também preciso olhar para o que se tinha caído em 2022. Seja como for são números que mostram uma boa recuperação do mercado português. 

Mas se compararmos os números de viaturas vendidas face a países com um número de população semelhante, aí é que a ‘porca torce o rabo’, mas para percebermos basta olhar, por exemplo, para o PIB desses países face ao nosso. Só isso explica muito sem explicar tudo…

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