Mercado automóvel (ligeiros): três marcas têm 26.32% do mercado
O ano passado por esta altura o número de matrículas de veículos automóveis ligeiros de passageiros em Portugal era de 126.973, este ano esse número cresceu para 167.219 o que significa um crescimento de 31.7s. Contudo, comparando os mesmos dados face ao mesmo período de 2019, o mercado registou um decréscimo de 12,2 por cento. A razão porque se compara a 2019 tem a ver com a pandemia em 2020 e 2021, e a falta de semicondutores em 2022, o que diminuiu imenso os valores de novas matrículas. Por isso a comparação faz mais sentido face a 2019.
Contudo, já faz mais sentido comparar a evolução das vendas de cada marca, ainda que as percentagens elevadas de variação também sejam anormais, precisamente pelos mesmo motivos, mas como se tratam de percentagens, faz mais sentido
A marca que mais vende em Portugal (veículos ligeiros) é a Peugeot, com mais de 5.000 veículos de vantagem para a Renault, com a Dacia em terceiro, pouco atrás da Renault. Seguem-se a Mercedes e a BMW, na frente da Volkswagen, Toyota e Citroën o que mostra algumas bizarrias, originalidades ou singularidades, como preferir, do mercado português.
Veja a lista completa, a origem é AT, Fonte: ACAP.
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