Mercado automóvel ainda não regressou aos níveis pré-Pandemia
Em 2024, a indústria automóvel enfrenta mais um ano desafiante, afetada pelo aumento dos custos, por perturbações na cadeia de abastecimento, por taxas de juro elevadas e pelo abrandamento do consumo. Consequentemente, as vendas globais de automóveis manter-se-ão abaixo dos níveis registados há cinco anos. Desde a pandemia de Covid-19 que o mercado ainda não recuperou os níveis verificados anteriormente.
De acordo com os dados apresentados pela Stocklytics.com, embora se preveja que as vendas globais de automóveis aumentem 3,6% relativamente ao ano anterior e atinjam 70,4 milhões de unidades em 2024, esse valor continua abaixo dos níveis pré-pandémicos.
A indústria automóvel mundial enfrentou desafios nos últimos quatro anos, o que resultou em menor valorização das ações e preços elevados. Apesar das melhorias na disponibilidade de veículos, o aumento das taxas de juro e dos custos de produção tornou a compra de um carro novo mais cara. As vendas globais de automóveis atingiram um pico de mais de 85 milhões de unidades em 2016 e 2017, mas caíram para 56,5 milhões em 2020 devido à pandemia.
Embora as projeções apontem para um aumento de 3,6%, para 70,5 milhões de unidades em 2024, este valor é ainda inferior aos níveis anteriores à pandemia. O custo médio de um automóvel novo aumentou mais de 20% nos últimos cinco anos.
0 comentários