Meio-século depois, o Porsche 911 Carrera RS 2.7 continua a ser incrível
Lançado no mercado em 1972, o 911 Carrera RS 2.7 era o automóvel de produção mais rápido da sua época e o primeiro a incluir um spoiler dianteiro e um traseiro, a icónica “cauda de pato”.
É vulgarmente conhecido como Carrera RS, ainda que haja mais versões com esta designação. No entanto, na maioria das vezes, a referência está mesmo a ser feita ao modelo apresentado em 1972. Na sua altura, era o modelo de produção mais rápido do mercado, mas foi também o responsável pelo início da produção das versões mais desportivas que ainda hoje fazem parte da gama 911.
“O 911 Carrera RS 2.7 foi concebido como um especial de homologação. Era para ser um automóvel desportivo muito leve e rápido”, recorda Peter Falk, Head of Testing de veículos de produção da Porsche na altura do desenvolvimento do Carrera RS. Recebeu melhorias em termos de peso, aerodinâmica, motor e chassis, com o objetivo de trazer para a estrada um modelo que era praticamente de corrida.
Inicialmente, estava previsto serem produzidas apenas 500 unidades deste modelo, mas em menos de dois meses, logo após a sua apresentação oficial no Salão de Paris, já todas tinham sido vendidas, o que fez com que a Porsche tivesse produzido um total de 1.580 unidades deste modelo.
O interior do Carrera RS estava despido de tudo o que pudesse acrescentar peso desnecessariamente tendo sido dispensados elementos como os assentos traseiros, os tapetes, relógio, ganchos para casacos e apoios de braço. Mesmo o logo da Porsche no capot passou a ser um autocolante em vez da peça metálica. Com tudo isto, o peso desceu cerca de 115 quilos, passando para uns referenciais 960.
O motor de seis cilindros opostos somava 210 cavalos às 6.300 rpm, permitindo-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,8 segundos. E segundo as medições da revista alemã “Auto motor und Sport”, foi o primeiro modelo de produção a passar para baixo da fasquia dos seis segundos. A velocidade máxima era de 245 km/h.
Por fora, e além do spoiler dianteiro e do traseiro “cauda de pato”, estavam também presentes as características jantes Fuchs de 15 polegadas. Na frente, os pneus tinham uma medida de 185mm, enquanto na traseira a largura era de 215mm, o que obrigou a Porsche a alargar a carroçaria em cerca de 42 mm na parte de trás, perto das cavas das rodas, uma ideia que ainda hoje faz a diferença nas versões mais desportivas.
O Carrera RS era também identificado pela presença das letras Carrera na zona lateral da carroçaria, que podia estar pintada de 29 cores diferenças, algumas delas bastante vivas. E nas unidades com a carroçaria em branco, as letras Carrera podiam estar pintadas de vermelho, azul ou verde. E se o cliente assim desejasse, as jantes podiam ser pintadas no mesmo tom.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários