McLaren Artura Spider: Alta performance aprimorada
A McLaren lançou o novo Artura Spider, o primeiro descapotável da marca com um poderoso grupo propulsor híbrido de alta performance, representando o segundo modelo da linha Artura. Esta nova versão do Artura Spider apresenta melhorias significativas na potência, desempenho, proporcionando uma experiência de condução ainda melhor.
O Spider incorpora atualizações que também aprimoram o Artura Coupé, ambos oferecendo desempenho dinâmico superior, adequado tanto para uso em pista quanto para uso diário, além de uma funcionalidade de condução 100% elétrica praticamente silenciosa, ideal para ambientes urbanos. A inclusão de uma capota rígida retrátil, que pode ser acionada eletricamente em apenas 11 segundos, garante uma experiência descapotável completa.
O novo Artura Spider possui um peso de apenas 1.560 kg, apenas 62 kg a mais do que o Artura coupé, tornando-se num dos descapotáveis mais leve na sua classe. Combinado com os 690 CV do grupo propulsor híbrido, o Artura Spider oferece uma relação peso-potência impressionante de 480 CV/tonelada. O motor McLaren V6 foi aprimorado, proporcionando 19 CV adicionais, totalizando 690 CV de potência e um torque de 720 Nm. Além disso, o motor a gasolina M630 de 3,0 litros agora oferece mais de 198 CV por litro, pesando apenas 160 kg, 50 kg a menos do que um McLaren V8, o que melhora a eficiência da sua integração no chassi.
O motor elétrico é alimentado por uma bateria composta por cinco módulos de iões de lítio, oferecendo uma capacidade de energia utilizável de 7,4 kWh e uma autonomia elétrica aumentada para 33 km. A bateria com refrigeração liquida, por meio de calhas de resfriamento, é montada num piso estrutural de fibra de carbono, proporcionando otimização da rigidez, distribuição de peso e proteção contra choques. No geral, os componentes híbridos compactos do Artura adicionam apenas 130 kg ao peso total do veículo.
Os números oficiais de desempenho do Artura Spider incluem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,0 segundos, de 0 a 200 km/h em 8,4 segundos e de 0 a 300 km/h em 21,6 segundos, com uma velocidade máxima limitada de 330 km/h, demonstrando o potencial desta nova máquina da McLaren. O Artura oferece três modos de condução dinâmica (Conforto, Esporte e Pista), bem como uma recalibração do sistema ABS, permitindo distâncias de travagem otimizadas (100km/h aos 0 em 31 metros, e 200km/h aos 0 em 124 metros).
A capota retrátil é feita de fibra de carbono e compósito, podendo ser configurada com um painel de vidro eletrocrómico que pode iluminar o habitáculo ou bloquear mais de 99% da luz solar com o toque de um botão. A McLaren utilizou a avançada tecnologia de Partículas Suspensas (SPD) para reduzir ainda mais a transferência de calor para o habitáculo quando está no modo mais escuro.
O sistema de infotainment e conectividade McLaren (MIS II) do Artura inclui dois ecrãs de alta definição, com capacidade de espelhamento de smartphone e carregamento sem fio opcional. O Artura também oferece várias funcionalidades de assistência ao condutor, como Aviso de Saída de Faixa e Reconhecimento de Sinais de Trânsito, além de opcionais como Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo Inteligente e Monitorização do Ponto Cego.
O Artura também vem com uma chave de veículo de baixa energia Bluetooth que deteta quando o condutor se aproxima do veículo e ativa os sistemas para dar as boas-vindas aos ocupantes.
O preço do Artura Spider no mercado do Reino Unido começa em £221.500 (259 mil euros) para a especificação de série, com três opções adicionais de especificações interiores disponíveis por um custo adicional (5 846 euros). Disponíveis para encomenda a partir de agora, tanto o Artura Spider quanto o Artura Coupé estão programados para entregas iniciais a partir de meados do ano, dependendo da região.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários