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Mazda3 desportivo está na calha para ser rival do VW Golf GTI

By on 12 Abril, 2019

A marca japonesa tem em desenvolvimento uma versão desportiva do Mazda3, mas há boas e más notícias: o carro terá potencial para enfrentar o VW Golf GTI, mas poderá nunca chegar à Europa.

O responsável pelo projeto Mazda3, Kota Beppu, já tinha deixado claro que o Mazda3 era um automóvel pensado e construído para voos muito altos. Aquando da sua passagem por Portugal para a apresentação do novo Mazda3, em conversas paralelas á revelação do modelo, Beppu mostrou-se como um entusiasta do automóvel e por isso acreditava que o Mazda3 faria todo o sentido com uma versão mais musculada.

Ora, meses depois e desta feita na Austrália, no lançamento do carro naquele país, Kota Beppu foi muito claro. “Sou uma pessoa que adora automóveis, por isso vejo.me a conduzir um Mazda3 de elevadas performances… e vou fazer o meu melhor para isso!” Claro que depois argumentou que o projeto ainda não era oficial, mas deixou a sugestão que tudo não passaria de uma formalidade, até porque há interesse de vários mercados. 

Beppu praticamente descartou a possibilidade de fazer um desportivo híbrido, deixando pistas que levam à hipótese de utilizar o motor 2.5 litros usado pela Mazda em mercados como o norte americano. Esse motor debita 250 CV e um binário de 310 Nm, fica um pouco curto em termos de potência, mas o engenheiro responsável do Mazda3 ripostou com a leveza do carro.

“É um carro leve e queremos manter a tração nas rodas da frente, pelo que não é preciso muita potência para ter boas performances.” Kota Beppu lembrou, também, que não estão a pensar num carro radical pensado para andar em pista e na estrada, olhando para o Golf GTI como exemplo de um desportivo com boas performances, mas mais amigo do condutor e mais fácil e conduzir.

Desconhecendo-se se a Mazda vai voltar a usar o acrónimo MPS ou se trará de volta o Mazdaspeed, a má notícia para o Velho Continente, se se mantiver a ideia de não fazer um híbrido desportivo e reter o bloco 2.5 litros a gasolina, são as emissões de CO2 que praticamente o retiram da equação para o mercado europeu. Portanto, o Mazda3 desportivo pode ser uma ideia excelente para os americanos e para os japoneses, vedada aos europeus devido às idiotices dos políticos. Por isso, talvez o Mazda 3 MPS vendido na Europa em 2013, continue a ser o último desportivo da gama da casa japonesa vendido no Velho Continente.

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