Mazda recolhe 25 mil unidades do novo 3 nos Estados Unidos

Um boletim da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) revelou que alguns modelos do novo Mazda3 vendidos nos EUA podem exibir um espaço entre as porcas do cubo e a falange que o suporta, podendo a roda cair. Literalmente.
Por via disso, vão ser recolhidos mais de 25 mil unidades com um problema que a Mazda já identificou, se deve a uma dificuldade no processo de montagem do veículo, podendo esta folga provocar o desaperto das porcas, com o tempo, mesmo que estas tenham sido apertadas com o binário certo. Caso as porcas se soltem, a roda pode cair.
Não há nenhum relatório oficial de rodas que tenham caído de algum Mazda3, pelo que não houve acidentes ou algum dano pessoal ou material.
Trata-se, apenas, de um erro de montagem já detetado e corrigido, mas que exige pronta ação para corrigir o problema nos veículos. Os modelos afetados foram produzidos entre 25 de setembro de 2018 e 19 de abril de 2019, sendo no total 25 003 unidades a serem chamadas para reparação. A reparação é simples: basta reapertar tudo com o binário correto e desta forma já não haverá o tal espaço que pode desapertar as rodas. E depois desta situação, as fábricas da Mazda no Japão e no México fazem uma tripla verificação do aperto dos cubos das rodas e das rodas.
Não há notícia de modelos afetados na Europa por este problema de montagem já resolvido pela Mazda.
0 comentários