Mazda mantém os planos para o futuro, mas com importantes ajustes
Um plano para um futuro que acontece apenas em 2030 está longe de ser fixo e como em qualquer plano, o mais simples dos ajustes será sempre bem-vindo. Estes são os novos ajustes da Mazda.
A Mazda continua a delinear a sua estratégia para o futuro, com atualizações no seu plano de gestão a médio prazo, mas também ao nível da política de gestão que pretende implementar até ao ano 2030. Pelo meio das incertezas que continuam a afetar o mundo automóvel, a marca de Hiroshima continua determinada em alcançar a desejada neutralidade carbónica em todas as suas operações, no máximo, até ao ano 2050.
Para já, o recente anúncio da Mazda passa por um ajuste da sua estratégia, que está de acordo com as mais recentes regulamentações do mundo automóvel, que continua a acelerar cada vez mais a sua transição para a eletrificação, mas que também prepara este construtor de uma flexível para eventuais alterações futuras que são mais que garantidas. Desta forma, estas são as três fases do plano que a Mazda pretende implementar até 2030:
Aceleração da eletrificação sob uma abordagem multi-soluções
A partir de hoje e até 2024, a empresa irá focar-se em alcançar uma maior resiliência frente às alterações ambientais, focando-se no fortalecimento do desenvolvimento tecnológico, das cadeias de fornecimento e dos esforços na redução de custos. Durante este período, a Mazda continuará a acelerar a eletrificação do seu catálogo, lançando produtos atraentes que cumpram as regulamentações dos respetivos mercados, implementando, por inerência, a abordagem multi-Soluções da Mazda.
Na Europa, a empresa mostra-se muito orgulhosa pelo sucesso alcançado pelo Mazda MX-30 BEV, pelos incríveis resultados de vendas do recém-lançado Mazda CX-60 PHEV, já com mais de 20.000 unidades comercializadas, e pela chegada, no próximo ano, do Mazda MX-30 R-EV, bem como, a partir daí, de outros produtos eletrificados, incluindo o Mazda CX-80 com três filas de assentos.
Transição para a eletrificação
De 2025 a 2027, à medida que as regulamentações se tornam mais rigorosas, em especial na Europa, a Mazda continuará a dar os necessários passos na transição para a eletrificação da sua gama. O processo irá abranger, não só, a melhoria e utilização das múltiplas tecnologias de eletrificação e de fabrico da Mazda, como o lançamento global de novos veículos elétricos a bateria (BEV).
Antecipação do lançamento de BEV para 2030 através de parcerias estratégicas
Esta transição estará concluída durante a terceira fase, até 2030. A Mazda conseguirá esta transição para a eletrificação através de parcerias em diferentes áreas. Durante a apresentação, foi anunciado que a Mazda assinou um acordo colaborativo para o desenvolvimento e produção de motores elétricos altamente eficientes, em conjunto com os seus parceiros.
Como primeiro passo para a eletrificação de todos os seus modelos até 2030, a Mazda juntou-se a uma joint-venture para desenvolver tecnologias de produção altamente eficientes e estabelecer um quadro de produção e de fornecimento para mecânicas elétricas.
A administração da MC anunciou, igualmente, que concluiu um acordo de desenvolvimento conjunto para o desenvolvimento de inversores, incluindo semicondutores em carboneto de silício, tendo também assinado um acordo de desenvolvimento conjunto de tecnologias avançadas para motores elétricos e estabelecendo uma joint-venture com duas empresas parceiras, para aprendizagem e desenvolvimento de tecnologia associada a motores elétricos.
A Mazda irá continuar a adquirir baterias das empresas com que tem parcerias. Para além dos seus atuais fornecedores, a Mazda concluiu, recentemente, um acordo com a Envision AESC para a aquisição de baterias destinadas à produção de veículos elétricos no Japão. A médio prazo, uma vez que irá lançar novas propostas elétricas a bateria, a Mazda irá considerar possibilidades de investimento no domínio da produção de baterias.
À medida que dá passos em frente em termos de evolução dos seus produtos, a Mazda irá continuar a melhorar a segurança desses mesmos produtos, colocando esforços no domínio do desenvolvimento de tecnologias avançadas de assistência à condução, centradas no ser humano, visando alcançar a marca de zero acidentes fatais causados por qualquer novo modelo Mazda, até ao ano 2040.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários