Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 184 cv – Ensaio Teste
Mazda CX-80: O topo de gama para sete pessoas, a partir de 63.000€

Mazda CX-80: Mais espaço, sem perder a essência

By on 18 Abril, 2024

O novo Mazda CX-80 é o mais recente lançamento da marca após o sucesso do CX-60. Destinado ao mercado europeu como parte do grupo dos Large Products, destaca-se como o veículo mais espaçoso da gama da Mazda na região.

Destaca-se como o veículo mais espaçoso da gama da Mazda para a Europa. Com um design inspirado na estética japonesa minimalista da abordagem Kodo, os designers da Mazda focaram-se na elegância e pureza, eliminando elementos desnecessários para criar um visual distinto.

CX-80 de grandes dimensões

O novo Mazda CX-80 é significativamente maior que o popular CX-60, com quase cinco metros de comprimento e uma distância entre eixos superior a três metros. Apresenta uma terceira fila de bancos rebatíveis e três configurações diferentes para a segunda fila, incluindo a opção de dois Captain Seats independentes, com espaço de passagem para a terceira fila, ou combinados com uma consola central opcional.

Opções de motorização

No lançamento, o Mazda CX-80 estará disponível com dois grupos motopropulsores: o e-Skyactiv PHEV, que combina um motor a gasolina de quatro cilindros e um motor elétrico, oferecendo desempenho envolvente e credenciais ambientais; e o e-Skyactiv D, um motor diesel de seis cilindros em linha, eficiente, com sistema mild-hybrid M Hybrid Boost 48V da Mazda.

O sistema e-Skyactiv PHEV tem 327 cv de potência, 500 Nm de binário, acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, com velocidade máxima de 195 km/h e oferece 60 km em modo elétrico. O consumo médio é de 1,6 l/100 km e emissões de CO₂ de 36 g/km.

O motor e-Skyactiv D gera 254 cv, acelerando de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, com velocidade máxima de 219 km/h. O consumo médio é de 5,7 a 5,8 l/100 km, com emissões de CO₂ de 148 a 151 g/km. Ambos têm transmissão automática de oito velocidades e tração integral i-Activ. O Mazda Intelligent Drive Select oferece quatro Modos de Condução.

A plataforma do Mazda CX-80 apresenta uma suspensão dianteira de duplo triângulo e uma suspensão traseira multi-link para garantir conforto de condução, estabilidade e controle da carroçaria. O seu sistema de tração integral permanente, com predominância traseira, combina estabilidade e aderência com características de neutralidade em curvas.

Tecnologia ao seu dispor

O CX-80 tem uma capacidade de reboque de 2.500 kg. O leque de sistemas avançados de assistência ao condutor i-Activsense visa uma classificação de segurança de 5 estrelas no Euro NCAP. Novas características de segurança incluem Cruising & Traffic Support (CTS) com Unresponsive Driver Support, Smart Brake Support (SBS) com sistema de mitigação de colisão frontal e Emergency Lane Keeping (ELK) com sistema de assistência para evitar o trânsito frontal.

Datas e preços para Portugal

As pré-vendas do novo Mazda CX-80 irão arrancar em maio, estando prevista a chegadas das primeiras unidades aos concessionários a partir do outono de 2024. Os preços indicativos para aquisição do novo Mazda CX-80 em Portugal irão iniciar-se nos 63.304€ (nota: não inclui Despesas de Legalização e Transporte, nem Pintura Metalizada).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)