Mazda CX-5: Geração 2023 para o mercado nacional
Modelo estrutural da atual gama Mazda, o CX-5 mantém-se como o modelo best-seller da marca de Hiroshima a nível mundial e também no Velho Continente, tendo representado, em 2022, mais de 26% das vendas anuais da Mazda, somando 365.115 unidades matriculadas ao longo do anterior ano comercial.
Foi o segundo modelo mais vendido da Mazda em Portugal, atrás do também SUV Mazda CX-30.
Até à data, em todo o mundo, venderam-se, até dezembro de 2022, um total de 3.976.523 unidades, ficando, por isso, virtualmente, em vias de ultrapassar a fasquia dos quatro milhões, volume entretanto já alcançado este ano.
Para Portugal, a Geração 2023 do SUV médio Mazda CX-5 é proposta numa gama que, a partir do presente ano, passa a estar alinhada, em termos identificativos, com a restante oferta do catálogo da Mazda, adotando 3 dos novos níveis de equipamento e respectivos conteúdos, juntando-lhes duas Edições Especiais.
• Carroçaria: SUV
• Níveis de equipamento:
o Principais: Newground, Homura e Takumi
o Complementares: Prime-Line (de entrada), Centre-Line, Exclusive-Line e Advantage
• Motores:
o e-Skyactiv G de 2.0 litros mild-hibrid a gasolina:
Potência máxima: 165 cv/121 kW às 6000 rpm
Binário máximo: 213 Nm às 4000 rpm
Caixa de 6 velocidades manual (6MT) ou automática (6AT)
Tracção: às rodas da frente
o e-Skyactiv G de 2.5 litros mild-hibrid a gasolina:
Potência máxima: 194 cv/143 kW às 6000 rpm
Binário máximo: 258 Nm às 4000 rpm
Caixa de 6 velocidades automática (6AT)
Tracção: Mazda i-Activ AWD
o Skyactiv-D de 2.2 litros turbodiesel:
Potência máxima: 150 cv/110 kW às 4500 rpm
Binário máximo: 380 Nm das 1800 as 2600 rpm
Caixa de 6 velocidades manual (6MT) ou automática (6AT)
Tracção: às rodas da frente
o Skyactiv-D de 2.2 litros turbodiesel:
Potência máxima: 184 cv/135 kW às 4000 rpm
Binário máximo: 445 Nm às 2000 rpm
Caixa de 6 velocidades automática (6AT)
Tracção: Mazda i-Activ AWD (184 cv)
• Principais registos:
o Mazda CX-5 2.0 e-Skyactiv G 165 cv FWD
Reprise dos 0 aos 100 km/h: 10,5 seg. (6MT) / 9,9 seg. (6AT)
Velocidade máxima: 201 km/h (6MT) / 192 km/h (6AT)
Consumos: 6,7-7,4 l/100 km;
Emissões de CO2: 154-166 g/km.
o Mazda CX-5 2.5 e-Skyactiv G 194 cv i-Activ AWD
Reprise dos 0 aos 100 km/h: 9,3 seg. (6AT)
Velocidade máxima: 195 km/h (6AT)
Consumos: 8,1 l/100 km;
Emissões de CO2: 184 g/km.
o Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 150 cv FWD
Reprise dos 0 aos 100 km/h: 9,9 seg. (6MT) / 10,7 seg. (6AT)
Velocidade máxima: 204 km/h (6MT) / 200 km/h (6AT)
Consumos: 5,6-6,1 l/100 km;
Emissões de CO2: 147-160 g/km.
o Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 184 cv FWD
Reprise dos 0 aos 100 km/h: 9,2 seg. (6MT) / 9,3 seg. (6AT)
Velocidade máxima: 214 km/h (6MT) / 210 km/h (6AT)
Consumos: 5,6-6,6 l/100 km;
Emissões de CO2: 147-160 g/km.
o Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 184 cv AWD
Reprise dos 0 aos 100 km/h: 9,6 seg. (6AT)
Velocidade máxima: 208 km/h (6AT)
Consumos: 6,6 l/100 km;
Emissões de CO2: 173 g/km.
• Preços de Venda ao Público :
o Mazda CX-5 Prime-Line (1 configuração): 34 548 €
o Mazda CX-5 Centre-Line (8 configurações): 37 548 € a 51.341 €
o Mazda CX-5 Exclusive-Line (9 configurações): 40.604 € a 54.186 €
o Mazda CX-5 Advantage (4 configurações): 42.378 € a 53.921 €
o Mazda CX-5 Newground (4 configurações): 43.478 € a 55.021 €
o Mazda CX-5 Homura (9 configurações): 42.604 € a 55.146 €
o Mazda CX-5 CX-5 Takumi (5 configurações): 44.339 € a 63.765 €
• Cores de carroçaria (toda a gama) :
o Sólida: Arctic White (sem custo)
o Metalizadas: Cinza Sonic, Deep Crystal Blue, Eternal Blue, Zircon Sand (650 €) e Machine Grey, Polymetal Gray e Rhodium White (800 €)
o Metalizada Especial: Soul Red Crystal (900 €)
• Interiores:
o Pretos / Estofos em tecido preto: Prime-Line, Centre-Line, Exclusive-Line, Advantage,
o Pretos / Estofos Half Leatherette em preto, com costuras em verde: Newground
o Pretos / Estofos Leatherette com costuras em vermelho: Homura
o Pretos / Estofos em Pele Nappa Brown: Takumi
• Packs:
o Connectivity & Convenience Pack (2.350 €)
o Pack Navi (400 €)
o Sunroof Pack (770 €)
o Comfort Black Pack (2.610 €)
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários