Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 184 cv – Ensaio Teste
Mazda CX-80: O topo de gama para sete pessoas, a partir de 63.000€

Mazda CX-30, crossover compacto, lançado em Genebra

By on 6 Março, 2019

O Salão de Genebra foi palco para mais um lançamento da Mazda, desta feita um crossover compacto que preenche o espaço entre o CX-3 e o CX-5.

A base é o excelente Mazda 3 recentemente lançado, pretende ser um rival direto do Nissan Qashqai e é descrito pela Mazda como um elemento fundamental dentro da gama do construtor japonês. Por isso mesmo, o carro foi muito cuidado em termos de estilo, com a linguagem de estilo Kodo a destacar-se na frente e na traseira. As cavas das rodas grandes e protegidas com plástico negro, a traseira inclinada como no Mazda 3, os farolins a rasgar as ilhargas e a superfície vidrada alongada ara a traseira, são destaques de um estilo equilibrado e sedutor.

O CX-30 receberá a mais recente gama de motores, entre eles o bloco a gasolina “mild hybrid”, também o revolucionário Skyactiv X, mas também o bloco 1.8 litros a gasóleo. Todos os modelos têm tração integral com diferencial central e caixa manual ou automática.

A plataforma Skyactiv do Mazda 3 irá assegurar, certamente, uma dinâmica competente, sendo isso que a casa japonesa reclama para o seu crossover que mede 4395 mm de comprimento, 1795 mm de largura e 1540 mm de altura com uma distância entre eixos de 2655 mm e uma bagageira com 430 litros. Quer isto dizer que o CX-30 é praticamente igual ao Nissan Qashqai.

No interior, voltamos a ver os detalhes do novo Mazda 3, como o ecrã de 8,8 polegadas situado no tipo do tabliê e quase tudo virado para o condutor, num arranjo minimalista do melhor efeito. O painel de instrumentos é igual e tem informação analógica e digital.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)