Mazda celebra 100 anos revelando um legado de recordes
O AUTOMAIS já lhe contou os 100 anos de história da Mazda e mostrou os modelos mais significativos da casa japonesa numa ampla galeria de fotos que pode rever clicando aqui.
Agora, vamos olhar para o centenário da Mazda através das conquistas mais significativas ao longo dos 100 anos que passaram entre 1920 e 2020.
1936– A Mazda inicia uma digressão promocional por todo o Japão com 5 unidades do Mazda-Go (modelos KC e DC). Começando em Kagoshima, na ponta mais a sul das principais ilhas do Japão, a expedição demonstrou a robustez do camião de 3 rodas ao longo de 2.700 km de poeira, lama e caminhos irregulares e sinuosos, atingindo a cidade de Tóquio 25 dias depois. Em 1940, a Mazda apresentava o seu primeiro protótipo de um automóvel de passageiros. No entanto, a 2ª Guerra Mundial acabou por impedir a entrada em produção da berlina de 4 portas.
1945–A Mazda retoma a produção de veículos comerciais em Hiroshima, apenas quatro meses após o lançamento da bomba atómica sobre a cidade.
1960–Estreia da Mazda no mercado de automóveis de passageiros com direito a um recorde, através do Mazda R360 Coupé. Logo neste ano, conquistou 65% do florescente segmento de microcarros no Japão, e 15% do total do mercado nacional de automóveis.
1967– Lançamento do Mazda Cosmo / 110S, o primeiro automóvel de produção do mundo com um motor rotativo Wankel, de dois rotores (bi-rotor).
1968– O Mazda Cosmo tornou-se, também, no primeiro modelo com motor rotativo a participar na ‘Marathon de la Route’, uma prova de resistência de 84 horas realizada em Nürburgring, na Alemanha, terminando em 4º lugar a edição de 1968, entre um plantel de 50 participantes.
1970–A Mazda produz o seu 100.000º veículo com motor rotativo. Já chegou aos 2 milhões de unidades.
1973–A Mazda apresentou no Salão de Tóquio o protótipo Mazda CVS Personal Car, inspirado na era espacial. Bem à frente do seu tempo em muitos aspetos, este protótipo de “minivan”elétrica e sem condutor ofereceu um primeiro olhar sobre o futuro da mobilidade autónoma.
1977 –Dois Mazda 323 cumprem uma viagem de 15 mil km entre Hiroshima e o local onde se faria a estreia mundial do modelo, o Salão Automóvel de Frankfurt. A viagem foi feita em 40 dias sem registo de quaisquer avarias, apenas alguns furos.
1978 –Lançamento do Mazda RX-7. Foi o modelo com motor rotativo mais popular da história automóvel, somando um total de 811 mil unidades vendidas ao longo de três gerações. Neste mesmo ano, um RX-7 modificado estabelece um recorde de velocidade terrestre para a sua classe (296 km/h) e Bonneville.
1980 –O RX-7 venceu mais de 100 corridas do Campeonato IMSA, além de dominar a classe GTU (menos de 2,5 litros) nas 24 Horas de Daytona ao longo de 12 anos consecutivos (de 1982 a 1993).
1986–Outro RX-7, versão de segunda geração, alcança um novo recorde de velocidade na sua classe, ao registar 383,7 km/h em Bonneville.
1989 –A Mazda lança o MX-5, ressuscitando o mercado de roadstersclássicos com o conceito Jinba Ittai, ou “cavaleiro e cavalo como um só”. O MX-5 torna-se, ainda, no modelo de produção mais utilizado em competição a nível mundial.
1990 –Replicando a aventura organizada em 1977, 6 automóveis Mazda (626, 323 e furgões E2200), viajam de Hiroshima (Japão) até à sede da Mazda Europa, em Leverkusen, através de um percurso que atravessou vários territórios de uma União Soviética então em dissolução.
1991 –O Mazda 787B agitou o mundo da competição automóvel ao vencer as 24 Horas de Le Mans. Foi a primeira vitória de uma marca japonesa e a única de sempre de um carro sem motor convencional.
1993 –Lançamento do Mazda Xedos 9, o primeiro modelo de produção disponível com motor de ciclo Miller. O V6 de 2,3 litros possuia uma configuração única que combina o fecho retardado das válvulas de admissão com um sistema de sobrealimentação (compressor) para desenvolver mais potência com menor cilindrada, aumentando, simultaneamente, a eficiência.
1995 –Um RX-7 de terceira geração, modificado para o efeito, quebra outro recorde de velocidade terrestre em Bonneville, alcançando os 389 km/h.
2000 –O Guinness World Book of Records declara, oficialmente, o Mazda MX-5 como o modelo desportivo de 2 lugares mais vendido da história, à altura com 532.000 unidades comercializadas. Atualizado várias vezes desde então, este título continua a pertencer ao MX-5.
2004 –O Mazda RX-8 com motor rotativo estabelece 40 recordes internacionais FIA no circuito oval de alta velocidade de Papenburg, no noroeste da Alemanha.
2011 –Introdução da Tecnologia Skyactiv, uma gama de motores, transmissões, carroçarias e chassis inovadores, juntamente com a nova linguagem de design Kodo – A Alma do Movimento.
2013 –Diversos Mazda3 de nova geração repetem a ligação Japão-Alemanha através da Rússia, Bielorrússia e Polónia, com a particularidade de os seus condutores serem, nesta viagem, fãs, jornalistas e bloggers, fazendo reportagem em direto ao longo do percurso. A comunidade de fãs do MX-5 estabelece um novo Recorde Mundial do Guinness para aquele que foi o maior desfile de modelos Mazda, num total de 683 unidades do MX-5 reunidos numa parada em Leystad (Holanda), batendo o anterior recorde de 459 unidades MX-5 estabelecido em Essen (Alemanha).
2014 –O Mazda6 quebra o anterior recorde para a velocidade média mais elevada em 24 horas (221,1 km/h vs 209,8 km/h), bem como vários outros recordes FIA na classe de motores turbodiesel com cilindradas entre os 2,0 e os 2,5 litros. Novo Recorde Mundial de MX-5 concentrados num único evento, com 1.934 veículosprovenientes de toda a América do Norte presentes no Mazda Raceway, em Salinas (Califórnia).
2016 –O MX-5 com o número 1 milhão (modelo da série ND) sai da linha de montagem da fábrica de Hiroshima. De cor vermelha e na versão soft-top, o MX-5 “1 Milhão” embarcou, depois, numa digressão mundial, durante a qual foi decorado com as assinaturas de cerca de 200 mil adeptos do MX-5.
2018 –Outro marco de produção alcançado: 50 milhões de veículos Mazda construídos no Japão.A Mazda levou diversas unidades do CX-5 a percorrer o lago gelado Baikal, na Rússia, tendo sido o primeiro construtor a ter permissão para estar na Sibéria e atravessar o lago mais antigo e profundo do mundo.
2019 –Um MX-5 de primeira geração quebra o recorde de mais curvas “em gancho” descritas em 12 horas. As 2.900 curvas, percorridas durante uma noite de chuva na estrada Kaunertal, nos Alpes austríacos, foram mais do que o dobro do anterior registo na Alemanha, validado pelo RID (Rekord Institute Deutschland).Neste mesmo anoé lançado o motor Skyactiv-X, o primeiro motor a gasolina de ignição por compressão, disponível comercialmente a nível mundial.
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