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Mazda aprofunda tecnologia SKYACTIV com sistema de vectorização do binário

By on 14 Julho, 2016

Depois dos motores e da plataforma, as tecnologias de controlo dos movimentos do veículo. É este o conceito que se encontra na base do SKYACTIV-VEHICLE DYNAMICS, com a Mazda a apresentar agora a sua primeira ramificação – o ‘G-Vectoring Control (GVC). Este dispositivo estreia-se na geração de 2017 do Mazda 3, gama que hoje inicia a sua comercialização no Japão, com o objetivo de aumentar a sensação ‘Jinba Ittai’ que a marca nipónica busca nos seus modelos, a conexão perfeita entre homem e máquina.

De acordo com a Mazda, o conceito G-Vectoring Control recorre ao motor para melhorar o comportamento do chassis e, com isso, incrementar o conforto em estrada.

“Trata-se do primeiro sistema a fazer variar o binário do motor com base nos inputs na direcção, controlando, assim, as acelerações lateral e longitudinal, e as próprias forças de desaceleração com vista à otimização da carga vertical em cada roda. Tal melhora a tracção, inspirando a confiança do condutor e aumentando o prazer de condução. O comportamento do carro aproxima-se das intenções do condutor, contribuindo para a redução das habitualmente necessárias correcções na direção, até mesmo aquelas que se fazem inconscientemente, reduzindo-se, com isso, a fadiga do condutor. E pela suavização das transições das forças, o GVC aumenta o conforto pela diminuição da oscilação do tronco”, pode ler-se no comunicado enviado, que acrescenta:

“A tecnologia beneficia todos os condutores, independentemente da sua experiência ao volante e numa ampla gama de situações, incluindo trajectos a baixa velocidade em meio urbano, viagens em autoestrada a alta velocidade, estradas sinuosas e mesmo durante manobras de emergência. Na verdade, o GVC é especialmente eficaz em superfícies mais ásperas (como por exemplo estradas não pavimentadas) ou escorregadias (devido à chuva ou neve), onde o sistema melhora significativamente a maneabilidade do veículo.”

Sendo um sistema assente num software, não há qualquer acréscimo em termos de peso, permitindo-lhe ainda ser compatível com qualquer tipo de veículo equipado com um motor SKYACTIV. Tal deixa antever que será introduzido em mais modelos.

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