Mazda acaba de anunciar a data em que pretende atingir a neutralidade carbónica
Há diversos anos que a Mazda anda a trabalhar em motores mais eficientes e menos poluentes, mas agora, o projeto é global e a neutralidade carbónica tem se ser alcançada até ao ano 2050.
No seu Relatório de Sustentabilidade de 2021, a Mazda divulga alguns dos seus planos para o futuro, que passam por diversas questões, iniciativas e oito temas de sustentabilidade, assentes em três pilares distintos: Terra, Pessoas e Sociedade. É com todos estes projetos e outras ideias que a marca pretende alcançar a neutralidade carbónica antes de 2050.
E porquê estes três pilares? A Mazda explica:
Terra
As iniciativas para abordar as questões relativas à neutralidade carbónica da Terra até 2050 e a circulação de recursos. Para atingir o objetivo de neutralidade carbónica, a Mazda reconhece a importância de redução das emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida de um veículo. Por esta razão, a companhia implementou uma abordagem multi-soluções que lhe permite oferecer diferentes tecnologias, em consonância com as fontes de energia de cada região, e métodos de geração de energia, tanto na perspetiva da avaliação do ciclo well-to-wheel, como na do ciclo de vida (LCA).
Na indústria transformadora e da logística, o Mazda Group procura a maximização do valor energético e a diversificação energética, visando alcançar reduções nas emissões globais de CO2 totais nas suas instalações e operações logísticas.
No contexto da circulação de recursos e para alcançar uma sociedade orientada para a reciclagem, a Mazda deu início a várias iniciativas baseadas no conceito “3R” (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), de modo a incentivar a reutilização de água, plásticos e outros recursos em todas as fases do ciclo de vida de um veículo. Aguarda ainda que os esforços para tornar os processos mais eficientes se concretizem, levando a uma redução significativa das perdas de energia e de recursos em toda a cadeia de abastecimento.
Pessoas
A Mazda reconhece que as pessoas são o seu recurso mais importante, pretendendo, por isso, melhorar os níveis de satisfação dos colaboradores para com o trabalho, fomentando um clima corporativo que respeite diferentes talentos e valores. Para a Mazda, a diversidade e inclusão são elementos-chave para aumentar, ao máximo, o potencial dos seus colaboradores. Tal leva à inovação em produtos e serviços para os nossos clientes, permitindo-lhes construir laços especiais com a Mazda, numa abordagem centrada no ser humano, em que lhes é oferecida uma experiência de marca única, em todas as fases de posse de uma viatura.
Sociedade
Para promover uma sociedade sem acidentes rodoviários, a Mazda tem-se esforçado para desenvolver tecnologias de segurança em consonância com a Mazda Proactive Safety Philosophy (Filosofia de Segurança Proactiva da Mazda), assente na sua Building Block Strategy.
A estrutura de base compreende tecnologias básicas de segurança, como a posição ideal de condução e a disposição dos pedais, a excelente visibilidade e a interface homem-máquina. O bloco intermédio é composto pelo pacote i-Activsense da Mazda, conjunto de tecnologias avançadas de segurança desenvolvidas para oferecer automóveis mais seguros e fiáveis a um maior número de clientes. O bloco de topo é composto pelo Mazda Co-Pilot Concept, tecnologia avançada de apoio à condução que reduzirá o risco de acidentes e de danos para o condutor, para os veículos circundantes e para os peões.
A Mazda também irá maximizar a utilização de tecnologias in-car e de conectividade já disponíveis, de modo a continuar a fomentar as ligações entre as pessoas e destas com a sociedade, construindo, assim, um modelo de contribuição social que permitirá oferecer-lhes uma mobilidade segura e sem restrições, independentemente de onde se encontrem.
É esta a estratégia da marca para os próximos anos, que acredita ser possível melhorar a qualidade final de todos os seus produtos e serviços, tendo sempre a satisfação máxima dos seus clientes como objetivo. Estão previstas novas ligações a parceiros com objetivos semelhantes e um reforço da ligação com as parcerias já existentes, no âmbito da atual transformação do mundo automóvel que é traduzida pelo acrónimo CASE (tecnologia Conectada, tecnologia de condução Autónoma, Serviços partilhados e tecnologia de Eletrificação).
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