Mazda 3 vai receber motor turbo… mas não vem para o Velho Continente
Espécie de último reduto gaulês das aventuras de Asterix, a Mazda resiste à redução da cilindrada dos motores e á sobrealimentação. Mas a muralha começa a exibir fendas.
O excelente motor Skyactiv-X (o motor a gasolina que pensa como um diesel) é o topo da gama Mazda na Europa, mas não tem mais que 180 CV. Porquê? Lá está, porque a Mazda não queria colocar um turbo no motor. Mas isso vai acabar brevemente e a tal muralha erguida contra a sobrealimentação vai abrir forte fenda com a aplicação de um turbo no motor Skyactiv-G de 2.5 litros. Os europeus não vão ter a oportunidade de poder comprar um Mazda3 ou um SUV com este motor, já que ele ficará limitado aos Estados Unidos. Terá 250 CV e um binário de 420 Nm.
Não, não pense que a Mazda está a pensar fazer regressar a versão MPS do 3, pois o motor não é para carros desportivos, até porque tem uma caixa automática e tração integral para maior tranquilidade.
Sabem porque é que não vem para a Europa? Porque iria penalizar, muito, a média de CO2 da Mazda no continente europeu e colocaria a marca japonesa no limite das multas da União Europeia.
0 comentários