Máxima expressão de conforto regressa com o Citroën C5 X
O novo Citroën C5 X chega a Portugal em junho com argumentos que prometem dar que falar.
Prometido há já uns tempos, o novo topo de gama da marca do Double Chevron está finalmente a caminho do mercado. Segue um novo conceito de formato em que a Citroën tem apostado bastante, no qual mistura o espaço e a versatilidade de uma carrinha, a elegância e o conforto de uma berlina, mas também um visual mais robusto e que pisca o olho ao mundo dos SUV.
Com 4,8 metros de comprimento e 1,86 de largura, o tamanho de topo de gama fica confirmado, mas as suas linhas não escondem a inspiração de outros modelos mais clássicos da Citroën sendo possível relembrar a imponência do CX, alguns traços do XM e o visual mais agressivo e até austero de alguns dos anteriores topos de gama franceses. Mas tudo com linhas modernas e adaptadas ao novo estilo da Citroën, com a nova assinatura visual em V, os frisos metálicos na zona superior das janelas e o efeito estético no pilar traseiro.
Mas o ponto em que o novo Citroën C5 X mais pretende destacar-se, no entanto, é mesmo no do conforto, desde o primeiro momento em que acedemos ao habitáculo. A imagem moderna que observamos no exterior, segue também para o interior, através de uma melhor seleção de materiais, estofos em pele e uma imagem modernizada e elegante que destaca este modelo dos restantes.
Os assentos Advanced Confort do novo modelo da Citroën têm a missão de fazer com que os seus ocupantes se sintam como se estivessem sentados no seu sofá preferido lá de casa, mas com a vantagem de o poderem utilizar para viajar até a um destino. Tudo graças a napa de maior densidade e a uma espuma de revestimento mais densa, que oferecem uma maior dose de conforto, mesmo após algumas horas de condução.
Além disso, o espaço disponível a bordo é bastante amplo e sem grandes entraves visuais, especialmente para quem viaja atrás. Há uma enorme superfície vidrada, tanto à nossa volta como em cima, com a presença do teto em vidro panorâmico e também alguns elementos destinados a suavizar os ruídos provenientes do exterior, como os vidros acústicos laminados, dianteiros e traseiros.
Numa componente mais dinâmica, o novo Citroën C5 X também inclui a suspensão Advanced Confort da marca francesa, que tenta simular a suavidade de um tapete voador, ignorando a grande maioria das irregularidades do piso. Tudo isto graças à ajuda da suspensão com batentes hidráulicos progressivos.
A gama de motorizações já não inclui nenhuma opção diesel, apostando apenas em dois motores a gasolina, um 1.2 PureTech de 130 cavalos e um 1.6 PureTech de 180, ambos equipados com uma caixa de velocidades automática de seis relações. Mas além destes dois, o novo Citroën C5 X também poderá ser equipado com um sistema híbrido plug-in, que combina o mesmo motor a gasolina PureTech de 1,6 litros com um elétrico de 110 cavalos. Em conjunto, conseguem uma potência combinada de 225 cavalos e com a ajuda de uma caixa de velocidades automática específica com oito relações, permitem que o C5 X consiga uma autonomia máxima em modo puramente elétrico em torno dos 55 quilómetros, sendo que neste modo, a velocidade máxima pode chegar aos 135 km/h. E uma vez que a maior aposta do novo C5 X é mesmo o conforto, o silêncio de um sistema híbrido no modo de utilização totalmente elétrico será a combinação perfeita.
O novo topo de gama da marca francesa inclui ainda um equipamento de topo, com diversas soluções de conforto, de segurança e também de conectividade. Neste último ponto, destacamos a presença do monitor tátil de alta-definição com 12 polegadas de diâmetro. Em termos de preços, os valores começam nos 34.857 euros da versão Feel equipada com o motor de 1,2 litros e nos 41.157 para a versão 1.6 de 180 cavalos, que apenas está disponível com o nível de equipamento Shine, ou Shine Pack. Quanto ao C5 X plug-in Hybrid, os preços andam entre os 44.653 euros da versão Feel Pack e os 48.352 euros se optarmos pelo nível de equipamento mais completo da gama, o Shine Pack.
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