Maserati A6 1500 foi apresentado há 75 anos no Salão de Genebra
A Maserati continua a celebrar o aniversário de alguns dos seus ícones, sendo agora a vez do A6 1500 de 1947.
Depois de nos ter lembrado do seu Boomerang, a Maserati traz agora para cima da mesa o A6 1500. O nome pode não dizer muito, mas foi com este modelo que a marca italiana entrou no mundo dos Gran Turismo.
Os automóveis de Gran Turismo, ou GT, destacavam-se pelas suas prestações elevadas, mas também pela capacidade de percorrer maiores distâncias com o máximo de conforto. E o Maserati A6 1500 estreou esta categoria de uma forma absolutamente perfeita.
O desenho da carroçaria foi da autoria de Pininfarina, uma vez que o objetivo principal era conquistar o máximo de olhares no Salão de Genebra de 1947, onde foi oficialmente apresentado. Mas entre os principais destaques do A6 1500 estava também um novo chassis tubular e soluções originais como os faróis dianteiros retráteis com comando mecânico, um tejadilho em acrílico e um capot que podia ser aberto para um lado da carroçaria ou para o outro, ou mesmo removido caso fosse necessário.
Em termos de motor, o A6 1500 contava com um bloco de seis cilindros com cabeça fixa e dupla árvore de cames. Contava com um carburador Weber 36DCR para o ajudar a conseguir uma potência máxima de 65 cavalos, que lhe permitiam alcançar os 150 km/h de velocidade máxima. No eixo dianteiro, a suspensão independente tinha triângulos trapezoidais oscilantes e molas helicoidais e no eixo posterior havia uma solução de eixo rígido com molas de lâmina.
O A6 1500 serviu assim de início ao mundo dos Gran Turismo, que tem feito parte da história da marca do tridente em diversos modelos, mas que ganhará um novo expoente de inovação em 2023, quando a Maserati apresentar o seu primeiro automóvel 100% elétrico, o Folgore, destinado a ocupar esta mesma categoria de modelos GT que todos associamos a esta marca italiana.
0 comentários