Mas afinal para que serve a sonda lambda?
“Sonda” e “Lambda” são duas palavras que aparecem juntas em
duas ocasiões. Quando um condutor está a receber más notícias do mecânico ou
quando alguém pergunta: “mas o que é isso da sonda lambda?”.
Para simplificar, não vamos fazer deste artigo uma questão
técnica e demasiado complexa, pois o objetivo é exatamente o contrário,
simplificar e esclarecer a dúvida de muitos curiosos e, infelizmente,
condutores, pois é um componente que, de vez em quando, dá sinal de que algo
não está bem e necessita de substituição.
Esta sonda não é mais do que um sensor de oxigénio, recolhendo
esta informação no sistema de escape dos automóveis. Esses dados são comunicados
à unidade de controlo eletrónico do motor que assim ajusta a quantidade de
combustível injetada na câmara de combustão. Tudo para que a mistura
ar-combustível cumpra a chamada relação estequiométrica, ideal, de 14,7 partes
de ar para uma de combustível.
A título de curiosidade, a tecnologia da sonda lambda fez a sua estreia em veículos de produção em 1976, nas séries 240/260 da Volvo. Atualmente, há modelos que já utilizam mais do que uma sonda lambda nos seus motores.
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