Marcas desaparecidas: Reliant
Esta marca inglesa foi fundada em 1935 por TL Williams, começando de uma forma perfeitamente estranha. Após ter desenhado para a Raleigh um comercial de três rodas, a marca de bicicletas decidiu não industrializar o projeto por entender que uma carrinha comercial com três não iria ter nenhum sucesso. Williams pensava o contrário e por isso criou a marca de propósito para industrializar o projecto.
O primeiro Reliant tinha um motor de motor com 750 c.c. que transmitia a potência ás rodas traseiras através de uma caixa de 3 velocidades. Rapidamente, porém, passou a estar equipado com a versão Reliant do 4 cilindros de 747 c.c. do Austin 7. O modelo conheceu evolução assinalável com a introdução de uma versão de 4 lugares e da carroçaria em fibra de vidro. O carro foi o insucesso esperado, mas a Reliant deu a volta por cima ao especializar-se na construção de veículos em materiais compósitos. Infelizmente, as escolhas não foram muito bem feitas e depois de desportivos como o Reliant Scimitar ou o Sabre, a marca criou verdadeiras idiotices como o Reliant Robin, o veículo de três rodas mais gozado do planeta, especialmente por Rowan Artkinson com a sua personagem, Mr. Bean. Na espuma da atividade da Reliant fica a sua capacidade para trabalhar os materiais compósitos, que a levou a ser escolhida para fazer a carroçaria do RS200 da Ford e dos Táxis londrinos, os Metro Cab. Sem capacidade para continuar a fabricar automóveis, a Reliant fechou as portas em 2002, subsistindo hoje como fabricante de peças em materiais compósitos.
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